Ele não é o padroeiro da cidade, mas certamente é um dos santos mais amados da comunidade católica cuiabana. São Benedito é o patrono da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que tem 303 anos de existência e fica na região central de Cuiabá.
No mês de julho, tradicionalmente é realizada da Festa de São Benedito, que reúne inúmeros fieis e voluntários para celebrar o santo que ganhou o coração dos cuiabanos.
A subida do mastro nessa terça-feira (1º) marca o início da festa social, já que as novenas, missas de envio e demais cerimônias religiosas vêm sendo realizadas desde junho. O ato simbólico aconteceu no Largo do Rosário, do lado de fora da igreja.
Os festejos em homenagem a um dos santos mais populares do Brasil seguem até domingo (5), em Cuiabá. De quinta-feira (3) a sábado (5), acontece o tríduo, com missas sempre às 5h da manhã. À noite, a partir das 18h30, o público poderá aproveitar a feira gastronômica e diversas atrações culturais.
Estão confirmadas as apresentações do grupo de siriri Flor do Atalaia, Banda Scort Som, Os Lambadeiros de Elite, Os Mascarados de Poconé, Pescuma, Henrique e Claudinho, Banda Erresom, entre outros.
No domingo (5), a programação encerra com a tradicional procissão luminosa pelas ruas da cidade, além de missa e mais apresentações culturais.
Fé e tradição
As festividades a São Benedito surgiram a partir de irmandades que são as idealizadoras das festas em louvor ao santo até os dias atuais.
Na capital, a festa é realizada no templo histórico construído no período colonial pelos negros escravizados, as margens do córrego da Prainha. Cabe destacar que a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan).
Dia de São Benedito
Apesar da festa ocorrer em julho, o dia de São Benedito é 5 de outubro, data que são realizadas cerimônias mais modestas e com menos mobilização de pessoas.
Fonte: primeirapagina