Os preços da soja iniciaram setembro em alta, de acordo com levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O movimento é sustentado pelo bom desempenho das exportações brasileiras, tanto do grão quanto do óleo, o que tem intensificado a disputa entre consumidores internos e estrangeiros e elevado os prêmios de exportação.
Outro fator que contribui para a valorização é a alta do dólar frente ao Real, que aumenta a competitividade da oleaginosa nacional no mercado internacional e estimula o avanço das negociações no mercado interno.
Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) analisados pelo Cepea mostram que o Brasil exportou 9,33 milhões de toneladas de soja em agosto. Apesar da queda de 23,8% em relação a julho – um comportamento sazonal esperado para o período –, o volume foi recorde para o mês. No acumulado de janeiro a agosto de 2024, os embarques somaram 86,5 milhões de toneladas, também o maior já registrado para o intervalo.
A combinação entre câmbio favorável e forte presença brasileira no mercado internacional mantém o grão em destaque, reforçando a posição do país como maior exportador mundial de soja.
Fonte: cenariomt