CENÁRIO AGRO

Exportações recordes impulsionam alta nos preços da soja em setembro, com dólar valorizado

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os preços da soja iniciaram setembro em alta, de acordo com levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O movimento é sustentado pelo bom desempenho das exportações brasileiras, tanto do grão quanto do óleo, o que tem intensificado a disputa entre consumidores internos e estrangeiros e elevado os prêmios de exportação.

Outro fator que contribui para a valorização é a alta do dólar frente ao Real, que aumenta a competitividade da oleaginosa nacional no mercado internacional e estimula o avanço das negociações no mercado interno.

Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) analisados pelo Cepea mostram que o Brasil exportou 9,33 milhões de toneladas de soja em agosto. Apesar da queda de 23,8% em relação a julho – um comportamento sazonal esperado para o período –, o volume foi recorde para o mês. No acumulado de janeiro a agosto de 2024, os embarques somaram 86,5 milhões de toneladas, também o maior já registrado para o intervalo.

A combinação entre câmbio favorável e forte presença brasileira no mercado internacional mantém o grão em destaque, reforçando a posição do país como maior exportador mundial de soja.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.