MATO GROSSO RONDONÓPOLIS

Estudantes de Mato Grosso protagonizam projeto de segurança no trânsito: uma iniciativa educativa em destaque

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Alunos do 2º ano do Ensino Médio de 12 escolas públicas estaduais localizadas ao longo da BR-163 vão participar do Projeto Piloto Condutores do Amanhã entre setembro e novembro de 2025. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a Nova Rota do Oeste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O lançamento oficial ocorrerá no dia 3 de setembro, às 9h, na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, em Várzea Grande, reunindo professores, estudantes e gestores, quando serão entregues os primeiros kits do projeto.

O programa visa formar jovens mais conscientes, responsáveis e preparados para o trânsito, ao mesmo tempo em que promove protagonismo juvenil, engajamento comunitário e práticas sustentáveis. O projeto também inclui o Índice de Desenvolvimento da Educação para o Trânsito (IDET), pioneiro no estado.

Cerca de 700 estudantes participarão de campanhas educativas, vídeos, hackathons, oficinas práticas e atividades digitais. A metodologia inclui simuladores de direção, formações híbridas para professores tutores, provas, redações e ações de engajamento comunitário.

Além da capacitação, os alunos poderão receber prêmios, como troféus, medalhas, viagens educacionais para Curitiba e até o custeio da primeira habilitação (categorias A ou B). Professores e escolas também serão reconhecidos, reforçando a integração entre comunidade escolar, segurança viária e cidadania.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o projeto ultrapassa o ensino de regras de trânsito. “Estamos falando de cidadania, preparando uma geração de jovens conscientes do seu papel social. O protagonismo juvenil é fundamental para um trânsito mais seguro”, afirmou.

O Condutores do Amanhã é um marco na educação pública de Mato Grosso, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, mostrando como a escola pode transformar realidades e salvar vidas. A iniciativa é replicável e se consolida como referência na integração entre educação, segurança viária e desenvolvimento sustentável, formando jovens líderes preparados para os desafios da sociedade.

Escolas participantes:

  • EE Joaquim Nunes Rocha (Rondonópolis)
  • EE Irmã Miguelina Corso (São Pedro da Cipa)
  • EE Militar Tiradentes Modelo Santo Antônio (Jaciara)
  • EE Zélia da Costa Almeida (Cuiabá)
  • EE Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Várzea Grande)
  • EE Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada)
  • EE Nilo Póvoas (Nobres)
  • EE José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum)
  • EE Ângelo Nadin (Lucas do Rio Verde)
  • EE Ignacio Schevinski Filho (Sorriso)
  • EE Nossa Senhora da Glória (Sinop)
  • EE São Vicente de Paula (Sinop)

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.