Pesquisa com 17 mil pessoas de 89 países mostra os melhores lugares no planeta para quem gosta de novidades e desafios. O Brasil foi eleito o melhor país para turismo de aventura, seguido por Itália e Grécia em um ranking mundial.
O ranking foi organizado pelo portal US News & World Report, especializado em classificações em diversos segmentos.
Os entrevistados mencionaram a diversidade, belezas naturais e a vasta gama de atividades de aventura oferecida aos turistas. A lista de opções, no caso do Brasil, vai de norte a sul.
Outros países
Veja o ranking dos 10 países recomendados para o turismo de aventura:
- Brasil
- Itália
- Grécia
- Espanha
- Tailândia
- Nova Zelândia
- Portugal
- Austrália
- México
- Argentina
Leia mais notícia boa
Mil e uma opções
O Brasil reúne uma infinidade de destinos turísticos com paisagens naturais belíssimas e infraestrutura para várias atividades de aventura e ação. Há paisagens exuberantes, com florestas, cachoeiras, cavernas e riachos.
As opções vão de rafting a trilhas. Só a costa brasileira tem mais de 7.000 quilômetros de extensão com alternativas para a prática de kitesurf e o stand-up paddle.
Para a escolha do Brasil, foram considerados critérios, como: a qualidade dos destinos, a segurança para a prática de esportes radicais, a infraestrutura turística e o potencial de experiências inesquecíveis em meio à natureza.
Locais no Brasil
No ranking, ao tratar de Brasil, os especialistas citam que há locais para todos os estilos e gostos por aventura no país.
Em comum, a beleza natural e a oportunidade de fazer o chamado turismo de aventura, a ver:
Brotas, em São Paulo: a Cachoeira Santa Eulália é perfeita para a prática do rapel, passeios de bote nas corredeiras do Rio Jacaré-Pepira, atividades, como rafting, escalada, arvorismo, tirolesa e caminhadas.
Distintas regiões
Bonito, no Mato Grosso: passeio de Boia Cross, que é a descida em boias individuais pelo Rio Formoso; tirolesas, rapel, trilhas, passeios de quadriciclos e de botes também no Rio Formoso.
Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná: no Parque Nacional do Iguaçu. É possível passear de barco e se aproximar das quedas d’água no Rio Iguaçu, além de fazer trilhas, rapel e até saltar de paraquedas.
Chapada Diamantina, na Bahia: muitos procuram o local para trekking, além de trilhas e práticas de rapel, escalada ou boulder.
Chapada dos Veadeiros, em Goiás: ótimo destino também oferece trilhas, saltos, escaladas e canionismo, conforme o ranking publicado no USNews.
Fonte: sonoticiaboa