A Escola Estadual José de Mesquita, localizada em Cuiabá, teve desempenho notável na edição 2025 da Olimpíada Mandacaru de Matemática, conquistando 64 medalhas: seis de ouro, 28 de prata e 30 de bronze. A instituição também recebeu 12 menções honrosas e foi reconhecida com o troféu Escola Arretada de Mandacaru.
Realizada pelo Instituto Mandacaru, do Piauí, a olimpíada ocorreu de forma online e reuniu estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. A prova foi aplicada em fase única e em formato de múltipla escolha, promovendo a valorização do raciocínio lógico e do pensamento criativo.
Os representantes da escola mato-grossense conquistaram medalhas de ouro em todos os níveis da competição: Cajuína (4º e 5º ano), Luiz Gonzaga (6º e 7º ano), Zumbi dos Palmares (8º e 9º ano) e Lampião (Ensino Médio). Dos 301 mil estudantes inscritos no país, 412 eram da unidade de Cuiabá.
Além dos prêmios coletivos, o professor Mailson Mady foi agraciado com o troféu Professor Arretado de Mandacaru. “Esse prêmio pertence a todos: alunos, professores, gestores e pais. Foi um trabalho em equipe, uma corrente do bem”, declarou.
O diretor Cesar Alves também destacou o esforço coletivo: “Cada medalha representa noites de estudo, dúvidas compartilhadas e aulas intensas. Houve um verdadeiro mutirão do conhecimento, com total apoio da gestão escolar”.
Fonte: cenariomt