Lucas do Rio Verde

Escola Dom Bosco promove votação sobre mudança para modelo cívico-militar

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

A Escola Estadual Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, realizará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, consulta pública para que a comunidade escolar decida sobre a possível conversão da unidade para o modelo de ensino cívico-militar. A votação acontecerá das 7h às 19h, dentro do ambiente escolar, e será conduzida de forma secreta, com garantia de transparência no processo.

Segundo o diretor Rodrigo Szablewski, a decisão depende diretamente da manifestação da comunidade, especialmente dos responsáveis pelos estudantes. “Essa é uma escolha dos responsáveis, em grande parte do pai e da mãe, e isso faz com que a gente consiga trazer a comunidade para trabalhar junto da gestão, fazendo com que a escola adote um novo modelo de gestão pedagógica”, afirmou.

O diretor destacou que a escola já iniciou o processo de orientação às famílias e aos estudantes sobre as possíveis mudanças. “Nós estaremos publicando nas redes sociais e também faremos uma reunião explicando as principais mudanças que isso vai acarretar. Já conversamos, inclusive, com alguns alunos desde o ano passado, quando surgiu a ideia da mudança e da implicação disso, em grande parte, na segurança e na disciplina do ambiente escolar”, explicou.

Mudanças no modelo de ensino

De acordo com Szablewski, a principal transformação ocorre na organização disciplinar e administrativa da unidade. “Nós temos todo um regimento. As escolas cívico-militares são muito próximas da escola militar. Você tem manual, diretor disciplinário e responsáveis pelo cuidado da disciplina nos espaços da escola”, disse.

Ele também ressaltou que algumas questões são frequentemente mal interpretadas pela população. “O pessoal confunde muito corte de cabelo e outras questões. Isso, num primeiro momento, não implica nada. É mais uma organização da parte pedagógica da escola”, pontuou.

Atualmente, a escola atende cerca de 1.500 estudantes do ensino médio, distribuídos nos três períodos, com cursos técnicos ofertados em parceria com instituições como Seciteci e Senai. A Dom Bosco também é a única escola do município com atendimento noturno.

Quem pode participar da votação

A participação na consulta será permitida aos responsáveis legais e também aos alunos maiores de 16 anos. Será necessário apresentar documento de identificação. “A lista de chamada será impressa do sistema e vinculada ao nome do responsável. Ele precisa trazer um documento para comprovar essa ligação com o aluno”, explicou o diretor.

Szablewski destacou que haverá flexibilidade em casos específicos. “Às vezes a avó é quem cuida do aluno, mesmo sem guarda legal. A gente não vai impedir essa participação, se for responsável de fato pelo estudante”, acrescentou.

Matrículas e vagas

Sobre as vagas, o diretor reforçou que a escola busca atender toda a demanda, ainda que nem sempre seja possível garantir o período desejado pelas famílias. “Enquanto instituição pública, a gente tenta atender a todos. O que pode acontecer é não termos vaga no período que o pai quer, mas a matrícula a gente garante”, afirmou.

Ele explicou ainda que mudanças de turno exigem comprovação de vínculo empregatício, para melhor organização das turmas. Segundo ele, novas turmas ainda podem ser abertas neste início de ano, mas a autonomia diminui ao longo dos próximos meses.

“Agora ainda conseguimos criar turmas. Inclusive, recentemente abrimos turmas no noturno para atender uma demanda de alunos que vão participar de processos seletivos. Mas, a partir de março e abril, isso fica mais limitado”, finalizou.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.