Notícias

Escola da Guia é campeã estadual com projeto de irrigação para pequenos produtores

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Escola do Distrito da Guia vence etapa estadual com projeto de irrigação para pequenos produtores

Os campeões são da Escola Estadual Filogônio Corrêa, que desenvolveram uma ferramenta de irrigação sustentável e economicamente acessível

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
07/11/2025 às 08:29

Um projeto de irrigação automatizada de baixo custo e voltado para pequenos produtores da agricultura, foi o campeão da etapa estadual da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem, programa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), com o objetivo de promover a competição de empreendedorismo e tecnologia nas escolas.

A criação campeã foi apresentada por alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia. Nesta quinta-feira (06.11), os estudantes e o professor visitaram a sede do Sebrae/MT, em Cuiabá. O resultado da etapa nacional será conhecido no dia 3 de dezembro, em Belém (PA), durante a programação do evento Luz na Educação (LED), realizado em parceria com a Globo.

“Nossa criação consiste em instalar no solo um equipamento que servirá para fazer o monitoramento das condições do terreno e fornecer a irrigação necessária. O projeto foi feito com placa de ardunino, sensor de umidade e bomba d’água. A ideia é gerar a economia da água e trazer eficiência e melhoria na produção. Foi um projeto que sempre tivemos um olhar positivo, mas não imaginávamos chegar na competição nacional. Estamos bastante esperançosos que vamos conseguir um bom resultado a nível nacional”, destacou o professor de matemática e mentor do projeto, Gleison Cruz Saraiva.

2025 word2
Estudantes vencedores na categoria Ensino Médio durante visita à sede do Sebrae/MT

Assim como o professor, a estudante Ágata Cristina Campos de Matos, 17 anos, enalteceu a preservação dos recursos naturais do meio ambiente. “A irrigação automatizada será feita com um preço acessível e sustentável, o que poderá ser implementado nas pequenas produções. Isso é importante para ampliar e prezar os recursos tecnológicos e do meio ambiente”, enfatizou.

O DLJ3 contempla também as categorias do Ensino Fundamental e da Educação Superior. Os demais vencedores na etapa estadual foram – categoria Ensino Fundamental – Escola Estadual 13 de Maio, da cidade de Porto Esperidião e, no Ensino Superior, os acadêmicos da Unemat de Tangará da Serra foram para a etapa nacional.

“O programa tem como principal missão estimular os alunos a serem protagonistas e empreendedores de suas próprias vidas, criando projetos que os impulsionem a ter um futuro mais inovador, produtivo e alinhado com os desafios e oportunidades do século XXI. É também uma oportunidade para jovens poderem ampliar suas conexões e vivenciar experiências transformadoras”, salientou o gestor estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MT, Felipe Tavares.

Vencedores da Grande Final

1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.

2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.

3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.

Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.