Escola do Distrito da Guia vence etapa estadual com projeto de irrigação para pequenos produtores
Os campeões são da Escola Estadual Filogônio Corrêa, que desenvolveram uma ferramenta de irrigação sustentável e economicamente acessível
07/11/2025 às 08:29
Um projeto de irrigação automatizada de baixo custo e voltado para pequenos produtores da agricultura, foi o campeão da etapa estadual da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem, programa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), com o objetivo de promover a competição de empreendedorismo e tecnologia nas escolas.
A criação campeã foi apresentada por alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia. Nesta quinta-feira (06.11), os estudantes e o professor visitaram a sede do Sebrae/MT, em Cuiabá. O resultado da etapa nacional será conhecido no dia 3 de dezembro, em Belém (PA), durante a programação do evento Luz na Educação (LED), realizado em parceria com a Globo.
“Nossa criação consiste em instalar no solo um equipamento que servirá para fazer o monitoramento das condições do terreno e fornecer a irrigação necessária. O projeto foi feito com placa de ardunino, sensor de umidade e bomba d’água. A ideia é gerar a economia da água e trazer eficiência e melhoria na produção. Foi um projeto que sempre tivemos um olhar positivo, mas não imaginávamos chegar na competição nacional. Estamos bastante esperançosos que vamos conseguir um bom resultado a nível nacional”, destacou o professor de matemática e mentor do projeto, Gleison Cruz Saraiva.

Assim como o professor, a estudante Ágata Cristina Campos de Matos, 17 anos, enalteceu a preservação dos recursos naturais do meio ambiente. “A irrigação automatizada será feita com um preço acessível e sustentável, o que poderá ser implementado nas pequenas produções. Isso é importante para ampliar e prezar os recursos tecnológicos e do meio ambiente”, enfatizou.
O DLJ3 contempla também as categorias do Ensino Fundamental e da Educação Superior. Os demais vencedores na etapa estadual foram – categoria Ensino Fundamental – Escola Estadual 13 de Maio, da cidade de Porto Esperidião e, no Ensino Superior, os acadêmicos da Unemat de Tangará da Serra foram para a etapa nacional.
“O programa tem como principal missão estimular os alunos a serem protagonistas e empreendedores de suas próprias vidas, criando projetos que os impulsionem a ter um futuro mais inovador, produtivo e alinhado com os desafios e oportunidades do século XXI. É também uma oportunidade para jovens poderem ampliar suas conexões e vivenciar experiências transformadoras”, salientou o gestor estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MT, Felipe Tavares.
Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
–
Fonte: Sebrae





