Cuiabá Mato Grosso

Equipe de Bombeiros de Mato Grosso age contra 12 incêndios florestais em dia de combate

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu extinguir quatro incêndios florestais nas últimas 24 horas e segue nesta sexta-feira (15.8) atuando em outros 12 focos ativos espalhados pelo estado.

Os incêndios já controlados ocorreram em propriedades rurais nos municípios de Comodoro, Nova Maringá e Nova Monte Verde, além de uma área de descarte de lixo em Chapada dos Guimarães, na Comunidade Monjolo.

Em Chapada dos Guimarães, a ação começou logo que o fogo foi identificado, contando com caminhões-pipa e o apoio da Defesa Civil local e brigadistas do ICMBio. Foram utilizados cerca de 30 mil litros de água e seis horas de trabalho para extinguir completamente as chamas.

As equipes também iniciaram o combate a incêndios em Paranatinga, Cláudia, São José do Rio Claro e Vila Bela da Santíssima Trindade, enquanto outras operações continuam nos municípios de Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu, Novo Mundo, Pontes e Lacerda, Aripuanã, e em duas ocorrências simultâneas em Nossa Senhora do Livramento.

O monitoramento de 44 focos de calor ativos em todo o estado segue em andamento, sendo 23 incêndios florestais, incluindo 12 em terras indígenas, e 21 queimadas irregulares. Em áreas indígenas, o combate é responsabilidade de órgãos federais e não envolve ação direta do Corpo de Bombeiros Estadual.

As operações contam com reforço de máquinas pesadas e caminhões-pipa, trabalhando de forma ininterrupta para proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente. A fiscalização das queimadas irregulares ocorre no âmbito da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e tecnologias para identificar riscos de incêndio e responsabilizar infratores.

Segundo o Programa BDQueimadas do Inpe, foram 80 focos de calor registrados nas últimas 24 horas em Mato Grosso, sendo 74 na Amazônia e seis no Cerrado. O Corpo de Bombeiros reforça que o uso do fogo para manejo ou limpeza de áreas rurais é proibido no estado, com períodos específicos de restrição no Pantanal, Amazônia e Cerrado, e alerta para denúncias imediatas em caso de incêndios.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.