Uma empresa com origem e sede em Mato Grosso passou a integrar o seleto grupo das organizações com melhor desempenho ambiental do mundo ao conquistar nota A na categoria “Florestas” do CDP (Carbon Disclosure Program), entidade internacional referência em transparência e avaliação de práticas ambientais.
O reconhecimento coloca a companhia entre as 4% melhores do planeta em um universo de mais de 22 mil empresas que reportaram dados ambientais em 2025. Ao todo, cerca de 20 mil organizações foram avaliadas, e apenas aquelas com alto nível de governança, relatórios consistentes e ações comprovadas de proteção ambiental alcançaram a classificação máxima.
A metodologia do CDP é considerada uma das mais rigorosas do mundo, baseada em critérios independentes e alinhada às recomendações da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). A avaliação leva em conta a identificação de riscos ambientais, metas claras, transparência corporativa e resultados mensuráveis.
Além da nota máxima em Florestas, a companhia manteve nota B em Mudanças Climáticas e estreou na frente de Segurança Hídrica, alcançando B-. Os resultados refletem o fortalecimento contínuo da gestão ambiental e a integração entre preservação florestal, clima e recursos hídricos — fatores considerados estratégicos para a resiliência dos sistemas produtivos.
Com forte atuação no território mato-grossense, a empresa mantém 100% de rastreabilidade de seus fornecedores diretos e preserva aproximadamente 177 mil hectares de áreas naturais em suas propriedades, reforçando o compromisso com a proteção da biodiversidade e o uso responsável da terra.
“Acreditamos que é possível produzir e, ao mesmo tempo, conservar reservas florestais, utilizar os recursos naturais de forma sustentável e restaurar ecossistemas. A produção sustentável é uma realidade e esse reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance.
O CDP administra o maior banco de dados ambientais do mundo e suas informações são amplamente utilizadas por investidores globais. Somente em 2025, 640 investidores, que juntos administram US$ 127 trilhões em ativos, solicitaram dados ambientais à organização para orientar decisões de investimento alinhadas a uma economia sustentável e de baixo carbono.
Para a CEO do CDP, Sherry Madera, empresas que alcançam a nota máxima demonstram que desempenho ambiental e competitividade caminham juntos. “Organizações com pontuação A provam que ambição ambiental, transparência e força comercial podem gerar valor de longo prazo, atrair capital e proteger os sistemas naturais”, destacou.
A empresa reconhecida é a AMAGGI, fundada em Mato Grosso e hoje com atuação nacional e internacional, mantendo suas operações conectadas a práticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental que ganham cada vez mais destaque no cenário global.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






