Combate ao Mosquito
Turismo

Descubra os 9 melhores jardins botânicos no Reino Unido: uma lista imperdível!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Além de exibirem diferentes técnicas de paisagismo e espécies de plantas, os jardins botânicos rendem gostosos passeios ao ar livre. Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, confira alguns dos jardins botânicos mais belos do Reino Unido:

1. Helmsley Walled Garden – Yorkshire, Inglaterra

Espécie de anexo do Parque Nacional de North York Moors, o Helmsley Walled Garden é um jardim vitoriano cuidadosamente restaurado, com belo paisagismo, pomares e estufas. Aberto diariamente de março a dezembro, o espaço convida os visitantes a passear entre as flores e, depois, tomar um café ou chá no The Vine House Café. O Helmsley Walled Garden foi um dos locais de filmagem da adaptação de 2020 de O Jardim Secreto.

Vista de uma estufa de Helmsley Walled Garden
Estufa no Helmsley Walled Garden (Helmsley Walled Garden/Divulgação)

2. The Eden Project – Cornualha, Inglaterra

O Eden Project tem exposições de diferentes biomas, que vão de florestas tropicais a climas mediterrâneos. Trata-se de uma ótima oportunidade de conhecer tanto plantas nativas britânicas quanto espécies internacionais. O lugar recebe uma variedade de eventos e oficinas ao longo do ano, sempre com uma atenção especial à sustentabilidade e à relação entre homem e natureza.

Vista da área central do Eden Project
Vista da área central do Eden Project (The Eden Project/Divulgação)

3. Royal Botanic Garden – Edimburgo, Escócia

Ocupando 70 acres de Edimburgo, o Royal Botanic Garden guarda uma coleção de olantas do mundo todo. Os visitantes podem passear por jardins centenários, alguns deles com espécies exóticas, como o Rock Garden e o Chinese Garden.

Royal Botanic Garden em Edimburgo
Royal Botanic Garden em Edimburgo (Royal Botanic Garden/Divulgação)

4. Royal Botanic Gardens – Londres, Inglaterra

Declarados um Patrimônio Mundial da Unesco, os Royal Botanic Gardens no sudoeste de Londres são conhecidos por seu acervo de mais de 50 mil plantas. É possível explorar tanto os lindos jardins quanto os edifícios históricos e estufas, como a Palm House e a Temperate House. Eventos e exposições dedicadas à conservação e pesquisa ocorrem o ano todo.

Templo do Rei Williams, nos jardins mediterrâneos do Royal Botanic Gardens em Londres
Templo do Rei Williams, nos jardins mediterrâneos do Royal Botanic Gardens em Londres (Royal Botanic Gardens/Divulgação)

5. RHS Garden Bridgewater – Salford, Inglaterra

Com mais de meio milhão de metros quadrados na região metropolitana de Manchester, o RHS Garden Bridgewater é o mais novo empreendimento do portfólio da Royal Horticultural Society. Projetado pelo renomado arquiteto e paisagista Tom Stuart-Smith, o local possui áreas temáticas, exibições florais e trilhas por uma floresta. O jardim tem como foco a sustentabilidade e biodiversidade.

O Paradise Garden do RHS Bridgewater
O Paradise Garden do RHS Bridgewater (RHS Bridgewater/Divulgação)

6. Bath Botanical Gardens – Somerset, Inglaterra

Localizado no Royal Victoria Park desde 1887, o Bath Botanical Gardens possui uma rica diversidade de vida vegetal em um jardim de 2.5 hectares. O parque apresenta exibições sazonais, um jardim sensorial e um jardim de rosas digno de filme, todos emoldurados por árvores históricas.

Bath Botanical Gardens
Área verde no Bath Botanical Gardens (Bath & North East Somerset Council/Divulgação)

7. Birmingham Botanical Gardens – West Midlands, Inglaterra

O Birmingham Botanical Gardens esbanja um espaço de 60 mil metros quadrados, com mais de sete mil plantas dispostas por paisagens que incluem quatro estufas de ecossistemas abrangentes e diversos. Visitantes podem passear por áreas temáticas, como o jardim de rochas e o jardim de ervas.

Uma das estufas no Birmingham Botanical Gardens
Uma das estufas do Birmingham Botanical Gardens (West Midlands Growth Company/Divulgação)

8. Highgrove Gardens – Gloucestershire, Inglaterra

Que tal um passeio pela residência privada de um rei? O Highgrove Gardens é um jardim de 120 mil metros quadrados na zona rural de Gloucestershire fundado pelo Rei Charles III em 1980. Os campos de flores silvestres e o renomado Kitchen Garden, que abastece a casa real com produtos frescos, são os destaques do passeio.

Highgrove Garden Carpet Garden
O Carpet Garden é destaque nos Highgrove Gardens (Highgrove Gardens/Divulgação)

9. The Alnwick Garden – Northumberland, Inglaterra

Desenvolvido pela Duquesa de Northumberland, o Alnwick Garden é conhecido especialmente por seus conceitos inovadores de paisagismo. Dentre suas diversas áreas temáticas estão o Poison Garden, com uma variedade de plantas tóxicas, e a Grand Cascade, a maior fonte em jardim do Reino Unido. Visitantes podem explorar jardins ornamentais, casas na árvore e exibições que acompanham as estações do ano. A variedade de opções de programas e eventos se extende até mesmo ao cinema: o jardim fica próximo ao Castelo de Alnwick, onde foram filmadas diversas cenas de Harry Potter.

O Grand Cascade dentro de Alnwick Garden
Grand Cascade, dentro de Alnwick Garden (The Alnwick Garden/Divulgação)

Leia tudo sobre o Reino Unido

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.