Localizado em Amarante, a cerca de 60 km do Porto, região famosa pela produção do tradicional vinho verde, o Hotel Monverde Wine Experience é uma oportunidade para quem quer mergulhar de cabeça no enoturismo em Portugal.
O hotel está integrado à Quinta da Lixa, uma operação familiar que proporciona ao visitante a chance de conhecer mais sobre a produção do vinho verde. Além disso, o local conta com muitas opções de degustação de castas diversas, que incluem até mesmo a possibilidade de criar e engarrafar seu próprio blend personalizado.
Como é o hotel
O Monverde oferece diferentes tipos de quartos, desde opções mais básicas até aquelas profundamente integradas com a experiência da vinícola. Para quem busca estar mais próximo do que a Quinta da Lixa tem a oferecer, o Quarto Vista Vinha é uma opção ideal: além de mais espaço, ele inclui uma varanda privativa que, como o nome sugere, descortina uma visão panorâmica dos vinhedos que se esparramam pelo horizonte.
Ver essa foto no Instagram
Já para os que buscam atiçar outros sentidos além da visão, a Wine Experience Suite é a alternativa mais premium que o hotel oferece. Em um edifício à parte dos demais quartos, a suíte conta com lareira, piscina e o atrativo mais importante para os amantes do vinho: uma enoteca privativa para o hóspede descobrir o terroir local por conta própria, no conforto do quarto.
O hotel também conta com spa e um restaurante especializado em produtos da região, além de uma piscina interna e aquecida para os dias de inverno.
Ver essa foto no Instagram
Opções de degustação e criação do próprio rótulo
Para quem visita o Monverde, porém, é bem provável que a maior atração não esteja nos quartos, mas nos próprios vinhos que a Quinta da Lixa produz. As opções de degustação são variadas, de acordo com o paladar e o nível de conhecimento do hóspede.
No Signature Tasting, para quem está iniciando no enoturismo, são apresentados três perfis mais tradicionais elaborados na casa.
Já no Taste the Vine o visitante pode provar cinco vinhos de castas plantadas na região dos Vinhos Verdes.
Outras degustações incluem a possibilidade de aprender a diferenciar vinhos jovens daqueles envelhecidos em barricas de madeira, provas dedicadas à exclusiva casta Avesso, e também o Premium Tasting, com quatro vinhos exclusivos do portfólio mais sofisticado da Quinta da Lixa.
Ver essa foto no Instagram
Outra atração famosa do Monverde é a Blending Experience, que permite ao visitante se tornar “enólogo por um dia”: ao custo de 55 euros por pessoa, é possível elaborar sua própria combinação de castas em um tour que culmina com o engarrafamento do seu vinho personalizado, com um rótulo próprio.
Os mais aventureiros ainda podem ser conquistados pelo Off-Road Tour, um percurso pelas paisagens da região vitivinicultora, ou pela Harvest Experience – ao longo de cinco horas, os hóspedes podem fazer parte da vindima, ganhando chapéu de palha e tesoura para apanhar as uvas. Calma! Não se trata de pagar para fazer trabalho duro nas férias: a experiência imersiva inclui pausas para degustar iguarias, vinho e, depois, um almoço tradicional a céu aberto, que termina com uma visita à adega.
Confira todas as opções oferecidas pelo hotel. Reserva pelo Booking.
Fonte: viagemeturismo