Turismo

Descubra as 5 Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Guia Completo!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1



  • O litoral potiguar tem praias da mais variadas: com recifes de corais, dunas, falésias, rios e piscinas naturais. Há desde opções mais afastadas como Galinhos até as mais badaladas e com maior infraestrutura turística, como a praia da Pipa, ao sul da capital, ou Ponta Negra, a “Copacabana de Natal”. Veja, abaixo, cinco ótimas opções para aproveitar:

    1. Praia de Ponta Negra

    Praia de Ponta Negra, Morro do Careca, Natal, Rio Grande do Norte
    Praia de Ponta Negra vista de cima do Morro do Careca (onde ninguém pode pisar) (Arteiras Comunicação/Divulgação)

    Ponta Negra é um dos principais cartões-postais potiguares, sendo, inclusive, chamada de “Copacabana de Natal”. A duna do Morro do Careca é  ícone e o lugar é ideal para quem gosta de movimento: a praia tem boa oferta de hotéis, bares e lojas. A grande mudança por lá foi o alargamento da faixa de areia em 2025. Há relatos de que a engorda trouxe para a areia algas calcárias que têm dificultado o banho de mar e a maré alta tem formado grandes alagados na areia, revelando problemas de drenagem. Ainda assim, o cenário é dos mais bonitos.

    2. Praia de Maracajaú

    Parrachos de Maracajaú
    Mergulho nos Parrachos de Maracajaú (Rio Grande do Norte/Divulgação)

    Maracajaú é um dos destinos que ostentam o título de “Caribe Brasileiro”. Não à toa ela é chamada assim, já que as águas são tão claras que é possível espreitar a vida marinha com facilidade. A 60 km de Natal e com fácil acesso, possui um mar calmo e ideal para mergulho.

    O grande destaque desse destino são os Parrachos de Maracajaú, conjuntos de recifes de corais que ficam a 7 km da costa e formam piscinas naturais. Para chegar lá, é necessário se deslocar de lancha e catamarã.

    Siga

    3. Praia do Marco do Descobrimento

    Outro destino que mistura o passatempo litorâneo com um pouco de história é a Praia do Marco do Descobrimento. O local é conhecido por ser o ponto exato da primeira chegada dos portugueses no Brasil.

    A praia, que fica quase na divisa de São Miguel do Gostoso – mas pertence ao município de Pedra Grande –, tem uma réplica do Marco do Descobrimento, embora o oficial esteja no Museu Câmara Cascudo, no centro da capital.

    4. Praia de Galinhos

    Por do sol no farol de Galinhos, Rio Grande do Norte Brasil FOTO Ruy Carvalho Wikimedia commons
    Farol de Galinhos, no Rio Grande do Norte (Ruy Carvalho/Wikimedia Commons)

    A praia de Galinhos, a 170 km de Natal, é para quem prefere as areias ao mar: o local é uma península cercada de dunas, com uma pegada mais isolada (ainda que seja muito visitada). O melhor acesso é por barcos ou veículos 4×4.

    A vantagem é também ser um local mais calmo. As dunas separam o rio e o lago do local, formando uma paisagem ímpar, sem falar nas piscinas naturais para um banho mais calmo.

    5. Praia da Pipa

    Praia do Amor, um dos cenários espetaculares da Pipa.
    Praia do Amor, um dos cenários espetaculares da Pipa. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

    Cercada de falésias coloridas, a Praia da Pipa tem visual mais rústico. Mesmo assim, não perde nem um pouco em encanto: no município de Tibau do Sul, o local possui águas cristalinas e uma faixa de areia extensa.

    A praia possui boa infraestrutura, com bares, restaurantes e lojas de artesanato. Além disso, também conta com piscinas naturais e, se tiver sorte com a época da visita, pode-se até avistar golfinhos ao longe. Por sinal, a uma caminhada de distância fica a Baía dos Golfinhos, onde as fofuras costumam dar as caras.

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.