O litoral potiguar tem praias da mais variadas: com recifes de corais, dunas, falésias, rios e piscinas naturais. Há desde opções mais afastadas como Galinhos até as mais badaladas e com maior infraestrutura turística, como a praia da Pipa, ao sul da capital, ou Ponta Negra, a “Copacabana de Natal”. Veja, abaixo, cinco ótimas opções para aproveitar:
1. Praia de Ponta Negra

Ponta Negra é um dos principais cartões-postais potiguares, sendo, inclusive, chamada de “Copacabana de Natal”. A duna do Morro do Careca é ícone e o lugar é ideal para quem gosta de movimento: a praia tem boa oferta de hotéis, bares e lojas. A grande mudança por lá foi o alargamento da faixa de areia em 2025. Há relatos de que a engorda trouxe para a areia algas calcárias que têm dificultado o banho de mar e a maré alta tem formado grandes alagados na areia, revelando problemas de drenagem. Ainda assim, o cenário é dos mais bonitos.
2. Praia de Maracajaú

Maracajaú é um dos destinos que ostentam o título de “Caribe Brasileiro”. Não à toa ela é chamada assim, já que as águas são tão claras que é possível espreitar a vida marinha com facilidade. A 60 km de Natal e com fácil acesso, possui um mar calmo e ideal para mergulho.
O grande destaque desse destino são os Parrachos de Maracajaú, conjuntos de recifes de corais que ficam a 7 km da costa e formam piscinas naturais. Para chegar lá, é necessário se deslocar de lancha e catamarã.
Siga
3. Praia do Marco do Descobrimento
Outro destino que mistura o passatempo litorâneo com um pouco de história é a Praia do Marco do Descobrimento. O local é conhecido por ser o ponto exato da primeira chegada dos portugueses no Brasil.
A praia, que fica quase na divisa de São Miguel do Gostoso – mas pertence ao município de Pedra Grande –, tem uma réplica do Marco do Descobrimento, embora o oficial esteja no Museu Câmara Cascudo, no centro da capital.
4. Praia de Galinhos

A praia de Galinhos, a 170 km de Natal, é para quem prefere as areias ao mar: o local é uma península cercada de dunas, com uma pegada mais isolada (ainda que seja muito visitada). O melhor acesso é por barcos ou veículos 4×4.
A vantagem é também ser um local mais calmo. As dunas separam o rio e o lago do local, formando uma paisagem ímpar, sem falar nas piscinas naturais para um banho mais calmo.
5. Praia da Pipa

Cercada de falésias coloridas, a Praia da Pipa tem visual mais rústico. Mesmo assim, não perde nem um pouco em encanto: no município de Tibau do Sul, o local possui águas cristalinas e uma faixa de areia extensa.
A praia possui boa infraestrutura, com bares, restaurantes e lojas de artesanato. Além disso, também conta com piscinas naturais e, se tiver sorte com a época da visita, pode-se até avistar golfinhos ao longe. Por sinal, a uma caminhada de distância fica a Baía dos Golfinhos, onde as fofuras costumam dar as caras.
Fonte: viagemeturismo






