Uma nova parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios está facilitando a vida de aposentados e pensionistas em Mato Grosso.
A partir desta sexta-feira (30), beneficiários começaram a procurar as 97 agências próprias dos Correios no estado para consultar, contestar e acompanhar casos de descontos considerados indevidos em seus pagamentos.
Essa iniciativa expande consideravelmente a rede de atendimento presencial do INSS, especialmente em cidades onde não há unidades do instituto.
A medida também reforça o papel dos Correios como um aliado do governo federal no combate às fraudes que têm afetado milhares de idosos no país.
Compromisso com atendimento humanizado e seguro
A diretoria dos Correios destaca que a empresa possui uma estrutura vital para proteger os aposentados, promovendo a inclusão social com um atendimento humanizado, seguro e gratuito.
Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, enfatiza o compromisso social da empresa: “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como um verdadeiro braço do governo federal, a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”.
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, afirma que a iniciativa visa garantir que todos tenham acesso ao direito de contestar erros em seus benefícios. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, vê a parceria como parte de um grande esforço governamental para amparar os lesados. “Os Correios se somam neste grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial.”
Para garantir a segurança, todos os atendimentos serão feitos por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios, seguindo rigorosos protocolos de segurança. A confidencialidade e rastreabilidade dos dados dos beneficiários são asseguradas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, para áreas não cobertas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões para universalizar o acesso ao serviço.
Fonte: cenariomt