Sophia @princesinhamt
Food

Tomar leite agrava a rinite? Descubra a relação entre os alimentos e os sintomas nasais!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com a constante mudança de tempo, é comum que as pessoas comecem a sofrer com rinite, sinusite e os outros “ites” que entopem o nariz e a garganta. O mais famoso deles, a rinite, chega a atingir quase metade da população adulta no país.

A rinite é um quadro alérgico na maioria dos casos —ou seja, provocada por uma reação do sistema imune a algum agente. No Brasil, o mais comum é que os ácaros —bichinhos microscópicos que se escondem no ambiente — irritem as vias aéreas, mas outros fatores podem deflagrar as crises, como poluição, clima e mudanças bruscas de temperatura.

Os alimentos até participam desse processo em algumas pessoas, mas é raro que sozinhos causem uma sessão de espirros, tosse ou coriza. As alergias de vias aéreas dificilmente serão causadas por alimentos. Antes de cortar qualquer coisa da dieta, é preciso investigar outros fatores, como pólen, epitélio de animais, poeira e etc.

Então como os alimentos podem influenciar nesse quadro?

Pessoas que são muito alérgicas a outros fatores podem ter sua situação prejudicada com alguns alimentos. Para elas, o contato especialmente com bebidas fermentadas, como vinho tinto e cerveja, queijos envelhecidos e embutidos pode desencadear uma reação do sistema imune que provoca a congestão.

Trata-se de um quadro diferente da alergia alimentar, que gera outras repercussões —gastrointestinais principalmente. É mais raro, mas quem é alérgico a itens específicos, como camarão e amendoim, pode ter incômodos respiratórios como parte de um quadro de anafilaxia, com outros sintomas mais graves.

Veja mais os alimentos que são relacionados à piora da rinite:

Alimentos apimentados ou muito temperados

Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na , é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.

Ultraprocessados

Alimentos processados, ricos em gordura, conservantes e açúcar, devem ser consumidos com moderação, pois podem intensificar crises respiratórias. Essas substâncias entram em circulação muito rapidamente e podem desencadear um processo inflamatório em todo o organismo. Como a asma, rinite e outros quadros envolvem também a inflamação, melhor maneirar nos alimentos com esse potencial.

Bebidas alcoólicas fermentadas

As bebidas alcoólicas, no geral, têm componentes que geram hipersensibilidade em certos indivíduos e possuem uma ação vasodilatadora que pode intensificar a congestão nasal.

E o leite?

Esse é um assunto mais polêmico. Alguns estudos mostram que o consumo de leite leva ao aumento do muco nas vias áreas, mas não existem consenso sobre o assunto. Cientificamente não há estudos que comprovem essa relação, exceto em portadores de alergia à proteína do leite, que teriam também outros sintomas importantes quando consomem o produto.

Um sobre o assunto, publicado no periódico Archives of Disease in Childhood, reuniu as evidências existentes sobre o tema e concluiu que algumas pessoas podem mesmo sentir que o catarro está mais espesso depois de consumir leite, mas que não há evidências de que ele leve ao aumento da secreção ou piora de sintomas.

O texto também reforça que o leite é um alimento rico em vitaminas, cálcio e outros nutrientes essenciais para as defesas do corpo, que não deve ser retirado da dieta sem que haja real necessidade disso. Empiricamente, observa-se que alguns indivíduos sentem melhora quando reduzem os laticínios do cardápio. Ou seja, na dú, converse com o seu médico.

Fontes: Renata Cocco, médica; Eline de Almeida Soriano, médica nutróloga; Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista; Lara Natacci, nutricionista; Viviani Lazari Simomura, nutricionista.

*Com matéria publicada em 30/07/2019

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Carlos Miranda

Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietário OSSOBUCO Outdoor Cooking