Grupo do Whatsapp Cuiabá
Food

Por que o café pode te dar vontade de fazer cocô? Descubra aqui!

2024 word2

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Abic ( Brasileira da Indústria de Café).

Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma érie de nutrientes. O grão é repleto de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças. O consumo, no entanto, deve ser moderado. A dose segura é de até 400 mg de cafeína ao , o equivalente a cerca de quatro xícaras de café.

Além do efeito estimulante da cafeína, que dá aquela energia extra para o organismo, uma das reações mais comuns de quem toma café é aquela vontade de ir ao banheiro fazer cocô.

Isso ocorre porque a bebida ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. O consumo do café aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo.

Além disso, a cafeína provoca um aumento na produção de ácidos biliares no corpo. Beber café pode fazer com que a vesícula libere a bile no intestino, o que solta o intestino e aumenta a vontade de ir ao banheiro.

Existe também a hipótese de que, por ser antibacteriano, o café pode ajudar no equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando o bom do intestino.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicado na Digestive Disease Week, esse efeito ocorre tanto com o café normal quanto o descafeinado.

*Com informações de reportagem publicada em 20/09/2018 e 25/05/2019

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.