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Descubra os 5 alimentos que mais causam gases no seu organismo

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Considerado uma queixa comum entre homens, mulheres de todas as idades e mesmo crian√ßas, os gases tamb√©m s√£o reconhecidos como uma manifesta√ß√£o benigna cuja origem √© a presen√ßa de excesso de ar ou outros gases no aparelho digestivo. Uma das suas apresenta√ß√Ķes mais comuns, a flatul√™ncia, est√° presente em 15% a 30% da popula√ß√£o em geral.

Os gases encontrados no sistema digestivo possuem duas origens: o ar a mais que engolimos (oxigênio) e os produzidos pelo processo de degradação dos alimentos no intestino, ou seja, pelo metabolismo bacteriano (hidrogênio, metano e dióxido de carbono).

O sintoma mais comum causado por eles é a distensão abdominal, isto é, aquela sensação de aumento da barriga, seguida da flatulência e da eructação (famoso arroto). Mas podem também estar presentes a dor ou cólica abdominal e dor no peito e na parte lateral da barriga, simulando uma apendicite.

Embora possa causar dores, desconforto e at√© embara√ßo, e tamb√©m se relacione com doen√ßas como a s√≠ndrome do intestino irrit√°vel, na maioria das vezes o problema pode ser controlado com mudan√ßas no estilo de vida, em especial a ado√ß√£o de uma dieta conhecida como FODMAP, caracterizada pelo consumo reduzido de alimentos como feij√Ķes, gr√£os e a√ß√ļcares. Exerc√≠cios f√≠sicos e de postura, igualmente, comp√Ķem o plano de tratamento.

A seguir, veja seis alimentos que s√£o grandes causadores de gases segundo consultados por VivaBem.

1. Feij√£o

Leguminosas t√™m um tipo de carboidrato (rafinose) que tende a aumentar a forma√ß√£o de gases. No entanto, algumas altera√ß√Ķes na forma de preparo podem minimizar o problema. Deixe os gr√£os de molho ao menos 12 horas, em uma mistura de √°gua com 1 colher () de vinagre. Depois, lave bem e cozinhe. Isso reduz a quantidade do componente ferment√°vel que provoca os gases. Outra op√ß√£o √© consumir o feij√£o azuki (japon√™s), que n√£o cont√©m a rafinose.

2. Brócolis

√Č um dos campe√Ķes na forma√ß√£o de gases. Para diminuir o problema, a dica √© cortar e deixar o vegetal de molho em √°gua em torno de seis horas, para reduzir os componentes que aumentam a fermenta√ß√£o. A t√©cnica pode ser usada tamb√©m com couve-flor e repolho, outros vegetais com efeito ‚Äúgasoso‚ÄĚ.

3. Leite

Isso depende da sensibilidade do organismo de cada um, mas o leite de vaca costuma causar problemas em pessoas que apresentam intoler√Ęncia √† lactose (um tipo de carboidrato presente na bebida). Se este for o seu caso, derivados do leite, como queijos, manteigas e coalhadas tamb√©m podem causar o problema. Assim, o melhor √© optar por produtos sem lactose, ou mesmo evitar a vers√£o natural.

4. Alimentos processados e ultraprocessados

S√£o ricos em a√ß√ļcares, farinhas e v√°rios aditivos qu√≠micos, al√©m de gorduras. Esse combo pode produzir uma inflama√ß√£o no organismo e promover a fixa√ß√£o de bact√©rias ruins no intestino, fazendo com que ele tenha uma pior resposta aos alimentos, mesmo quando s√£o in natura.

5. Refrigerante

De forma geral, abusar de bebidas gaseificadas ‚ÄĒinclusive √°gua e cerveja‚ÄĒ aumenta a quantidade de g√°s carb√īnico no est√īmago, que tamb√©m pode passar para o intestino, causando todos os tipos de gases.

*Com informa√ß√Ķes de reportagens publicadas em 13/07/2018 e 18/10/2022

Fonte: uol

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