Quem já navega pela internet há muito tempo sabe que além de ser um espaço versátil para comunicação e conhecimento, também é uma ferramenta utilizada para coisas menos “úteis”, mas completamente edificante como descobrir teorias bizarras sobre filmes, séries, livros e outros narrativas que pertencem à cultura pop.
Recentemente, um influenciador do TikTok pegou um dos filmes mais icônicos da Disney e Pixar, , para apresentar uma popular hipótese sombria sobre os reais acontecimentos da trama.
Segundo @mndiaye_97, existe uma história macabra sobre a morte da mãe do pequeno peixe-palhaço. Para ele, a esposa de Marlin e os filhos não nascidos não morreram comidos por uma barracuda faminta – algo muito pior se desenrolou no passado.
A questão é que as barracudas não costumam comer peixes-palhaço – isso pode acontecer, mas elas não se sentem “atraídas” por um alvo tão pequeno ou por seus ovos. Pensando nisso, o influenciador coloca uma possibilidade terrível na mesa: e se a mãe de Nemo comeu seus próprios bebês? No reino animal, isso realmente acontece. No entanto, o peixe-palhaço normalmente só come seus próprios ovos quando não estão fertilizados.
Pensando na possibilidade, vale também destacar que as fêmeas da espécie são maiores e mais fortes que os machos. E se, então, Marlin não conseguiu impedir a esposa canibalizar os próprios filhos? O pai de Nemo pode ter criado essa história para poupar o filho da brutal verdade.
A teoria ainda vai além com a ideia de que Marlin é apenas um pai em negação e que o único sobrevivente do massacre seria uma ficção – já que Nemo em latim antigo significa “niguém”. Dessa forma, o filme ganha um obscuro subtexto com Marlin supostamente lidando com o trauma de ter visto sua família acabar “pelas nadadeiras” da própria esposa, enquanto enlouquece e cria uma narrativa ilusória.
Os Incríveis: Teoria revela lado sombrio do filme da Pixar
Essa teoria é bem popular na internet. Publicada em 2021, ela recebeu mais de seis milhões de curtidas com milhares de compartilhamentos e comentários. O usuário do TikTok @geeyanmesa comentou, brincando, sobre o conteúdo: “como arruinar a infância em 1 minuto”. De fato, essa perspectiva é bem macabra e entra para a lista de histórias bizarras que rondam filmes tão populares.
Para relembrar a história de Procurando Nemo e tentar investigar outras possibilidades narrativas, o filme está disponível no catálogo do Disney+.
Fonte: adorocinema