Uma receita viral nas redes sociais que derrete chocolate dentro de embalagens plásticas comuns despertou alerta de especialistas: segundo a oncologista Manoela Barros, o aquecimento de plásticos não próprios para altas temperaturas pode liberar substâncias tóxicas e elevar riscos de doenças hormonais e câncer. Veja abaixo:
O objetivo é criar uma espécie de “bombom com frutas improvisado”, em que as frutas são mergulhados diretamente no chocolate aquecido dentro da embalagem descartável.
Apesar de visualmente apetitoso, o método pode representar sérios riscos à saúde, segundo a oncologista Manoela Regina Alves Corrêa Barros. Ao Primeira Página, ela explicou que esquentar plásticos com altas temperaturas, principalmente quando não são próprios para recebr tanto calor assim, podem liberar substâncias tóxicas que contaminam os alimentos.
“A prática apresenta riscos. Aquecer alimentos em recipientes plásticos que não são próprios pode liberar substâncias químicas tóxicas. A exposição contínua a esses compostos pode trazer prejuízos à saúde a longo prazo, incluindo aumento do risco de doenças hormonais e câncer”, afirma a médica.
⚠️ Riscos invisíveis
Segundo a médica, ao serem expostos ao calor, materiais plásticos podem liberar compostos como Bisfenol A (BPA) e ftalatos, conhecidos por interferirem no sistema hormonal.
Essas substâncias são chamadas de disruptores endócrinos e, conforme pesquisas, podem estar relacionadas ao desenvolvimento de câncer de mama e próstata, além de impactos na fertilidade e no metabolismo.
“O calor pode desestabilizar a estrutura química do plástico, fazendo com que moléculas presentes no material migrem para o alimento. O risco aumenta com alimentos gordurosos ou longos períodos de aquecimento”, explica a especialista.
Por isso, o recomendado é utilizar recipientes de vidro ou cerâmica sempre que for aquecer alimentos no micro-ondas, por exemplo, e evitar reutilizar embalagens plásticas descartáveis.
🍫 Excesso de açúcar
Além do plástico, a médica chama atenção para outro risco embutido na trend: o excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados. Segundo Manoela, hábitos alimentares desequilibrados também são fatores de risco para o surgimento de diversos tipos de câncer, como os de intestino, mama e endométrio.
“Antes de iniciar qualquer modinha dos meios de comunicação, saiba que a alimentação ideal é aquela de todo dia, simples e com amor”, alerta a oncologista.
Fonte: primeirapagina