Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.
Foto:
GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Na audiência pública sobre o serviço da Energisa em Mato Grosso, em Tangará da Serra, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) cobrou que a população seja ouvida antes que o contrato de concessão do serviço elétrico seja renovado com a concessionária.
“Não podemos ter uma renovação automática sem que Mato Grosso discuta e ouça a população sobre os serviços prestados pela concessionária. De antemão, já anunciamos que se essa renovação da concessão da Energisa acontecer sem ouvir a Assembleia Legislativa, sem ouvir a população de Mato Grosso”, cobrou o deputado Chico Guarnieri.
A sessão pública requerida pelo deputado da região do médio-norte, Chico Guarnieri, em coautoria com os parlamentares Wilson Santos (PSD) e Dr. João (MDB), ocorreu em Tangará da Serra, nessa quinta-feira (2), e marcou o início de um ciclo de audiências públicas a serem realizadas no estado para levantar as reclamações dos consumidores. As próximas serão em Rondonópolis, dia 16, e em 23 de outubro será a vez de Cuiabá receber o debate.
O levantamento embasará o relatório de uma comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da qual Chico Guarnieri é membro titular, Wilson Santos , o vice-presidente e Eduardo Botelho, o relator. O grupo acompanha a possível renovação do contrato com a Energisa por mais 30 anos. O atual acordo está vigente até 2027.
No encontro dessa quinta-feira, que contou com a participação, além de Chico Guarnieri, dos deputados Wilson Santos, Dr. João e Eduardo Botelho, os parlamentares reforçaram que cláusulas contratuais não foram integralmente cumpridas, como a universalização da rede trifásica em todo o estado e a manutenção de agências físicas em cidades com mais de 50 mil habitantes.
“Hoje Mato Grosso tem mais de 2/3 de rede de energia monofásica, causando enormes prejuízos para o nosso estado, onde muitos produtores, assim como a agroindústria, são prejudicados com uma energia de má qualidade. Nessa audiência pública, recebemos inúmeras reclamações”, completou Chico Guarnieri.
Durante as discussões, moradores e lideranças políticas destacaram problemas recorrentes de instabilidade e quedas de energia em diversas regiões do estado, especialmente em áreas rurais, o que impacta diretamente produtores e a agroindústria.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (União), acredita que ainda é possível fazer as adequações necessárias para que a renovação seja efetivada. “Se não cumpriram as regras, ainda há tempo para corrigir”.
Luiz Carlos Moreira Junior, assessor institucional e governamental da Energisa, esteve presente na audiência e garantiu que novos investimentos serão feitos. “Já temos vários mecanismos acompanhando a satisfação da população, tanto pesquisas internas quanto pesquisas externas, e esses mecanismos geram planos de ação e o que estamos fazendo aqui nesta audiência complementar são os planos de ação para melhoria contínua na qualidade do fornecimento”, salientou.
Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Gabinete do deputado Chico Guarnieri