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Chevrolet Onix perde desempenho: correia dentada melada pode ser a causa da queda nas vendas?

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Chevrolet Onix perde fôlego: a correia dentada “melada” pode ser a vilã da queda nas vendas?

Conheça os motivos por trás da queda nas vendas do Chevrolet Onix. A má reputação da polêmica correia dentada banhada a óleo, apelidada de “melada”, pode estar afastando os consumidores e favorecendo os concorrentes

Um dos carros mais populares do Brasil por anos a fio, o Chevrolet Onix vive um momento de crise. Outrora líder de vendas, o hatch tem perdido terreno para concorrentes como Volkswagen Polo e Fiat Argo, e agora figura em uma incômoda 5ª posição no ranking dos hatches mais vendidos no país.

Apesar de uma recente reestilização que buscou dar um novo ânimo ao modelo, o Onix não conseguiu recuperar o volume de vendas que tinha em seus melhores dias. Mas o que explica essa queda tão drástica?

A controvérsia da correia dentada banhada a óleo

Enquanto o Onix recebeu um design mais moderno, a General Motors (GM) optou por manter uma característica que tem gerado muita polêmica entre consumidores e mecânicos: a correia dentada banhada a óleo. Essa tecnologia, presente nos motores turbo e aspirado do Onix e Onix Plus, virou alvo de debates acalorados em fóruns, redes sociais e grupos de discussão.

A correia banhada a óleo, também conhecida como correia úmida, é projetada para rodar dentro do cárter do motor, em contato direto com o lubrificante.]

Em teoria, isso aumenta a sua durabilidade em relação à correia dentada tradicional (ou “seca”). Enquanto a correia seca exige troca a cada 50 mil ou 60 mil quilômetros, a versão úmida pode durar até 150 mil ou 240 mil quilômetros, dependendo do modelo.

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Chevrolet Onix perde fôlego nas vendas – Foto: Divulgação

 

Entretanto, essa maior durabilidade exige cuidados rigorosos. O principal deles é o uso do óleo lubrificante correto, especificado pela fabricante. Óleos de baixa qualidade ou incompatíveis podem degradar o material da correia, fazendo com que ela se desfaça em pequenos fragmentos, que podem entupir a bomba de óleo e comprometer a lubrificação do motor, resultando em danos graves e caros.

Mitos e verdades: a má fama nas redes sociais

Em grupos de proprietários e entusiastas, a expressão “correia melada no óleo” se tornou um meme, popularizando a má reputação da tecnologia. Essa viralização contribuiu para criar uma narrativa negativa em torno do Onix, afastando potenciais compradores que temem a complexidade e os custos de manutenção a longo prazo.

Apesar da má fama, a tecnologia da correia dentada banhada a óleo não é exclusiva da GM. Marcas como a Ford também utiliza essa solução em alguns de seus motores.A diferença é que a Ford já abandonou a tecnologia, justamente por problemas de confiabilidade.

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Correia dentada banhada a óleo é o “calcanhar de Aquiles” do Onix – Foto: Divulgação

A má reputação, alimentada pela desinformação e casos isolados de problemas, parece estar influenciando a decisão de compra dos consumidores. A escolha de um carro muitas vezes vai além do preço e do visual, e a confiança na durabilidade e no custo de manutenção se tornou um fator decisivo.

A GM afirma que a tecnologia é confiável, desde que as manutenções sejam feitas corretamente e com os produtos homologados. No entanto, a desconfiança já está instalada e, com a forte concorrência no mercado de hatches, a má reputação da correia banhada a óleo pode estar custando caro para o Onix.

Qual a sua opinião? Você compraria um carro com motor de correia banhada a óleo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Leia aqui: Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes?


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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