A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está intensificando ações de controle populacional de animais domésticos nos novos conjuntos habitacionais do município. A medida visa evitar a reprodução descontrolada de cães e gatos em áreas que ainda não possuem muros ou cercas, facilitando a circulação dos pets pelas ruas.
De acordo com a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, a prioridade neste momento é a realização de castrações gratuitas. “Com a entrega dos novos conjuntos habitacionais, muitos ainda sem muros ou cercas, têm sido mais comum vermos animais circulando livremente pelas ruas. Essa situação facilita a reprodução descontrolada, aumentando o número de filhotes. Por isso, neste momento, estamos priorizando o trabalho de castração, que é uma medida importante para o controle populacional e o bem-estar dos animais”, destacou.
A ação contempla cerca de 500 moradores dos residenciais Águas do Cerrado e Sonho Meu. Os tutores devem preencher um cadastro com informações detalhadas sobre os animais, como quantidade, idade, vacinação e dados pessoais. Após o registro, será realizado o agendamento para a castração.
Em razão dessa demanda concentrada, o agendamento mensal para castrações via internet estará suspenso no mês de julho. A pausa temporária também permite atender protetores independentes e animais que vivem em abrigos. O serviço será retomado normalmente em agosto, com agendamentos entre os dias 20 e 30 pelo site oficial da Prefeitura: [www.prefeituradelucasdorioverde.mt.gov.br](http://www.prefeituradelucasdorioverde.mt.gov.br).
Moradores dos projetos habitacionais que ainda não receberam contato podem buscar informações e orientações pelo WhatsApp (65) 3549-7197.
Fonte: cenariomt