Mundo

Carnaval: Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

O Carnaval, tradicional período de festa e celebração cultural no país, também exige atenção redobrada à garantia dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes. Com esse foco, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou uma campanha nacional voltada à proteção integral de meninos e meninas durante a folia.

Realizada todos os anos, a campanha Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos. Entre as principais preocupações estão o abuso e a exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade que tendem a aumentar em períodos de grande mobilização popular.

De acordo com a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, o Carnaval precisa ser um ambiente seguro para o público infantojuvenil. A proposta é envolver foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos na corresponsabilidade pela proteção de crianças e adolescentes.

O ministério destaca que a edição deste ano reforça uma estratégia integrada, que reúne comunicação pública, mobilização social, inovação tecnológica e presença institucional. A ação reafirma o compromisso do Estado brasileiro com o direito ao lazer, à convivência comunitária e à participação cultural em ambientes seguros e respeitosos.

Com informações da Ascom do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.