MATO GROSSO VÁRZEA GRANDE

Cão farejador auxilia bombeiros a encontrar corpo em mata de Várzea Grande

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Mato Grosso registrou, na manhã desta quarta-feira (20), a localização de um corpo humano em uma área de mata no bairro Jacarandá, em Várzea Grande. A descoberta foi possível graças ao trabalho da cadela Bela, treinada para buscas em locais de difícil acesso, integrante do Corpo de Bombeiros Militar.

A ocorrência contou com o apoio do Núcleo de Operações de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Nobresc), ligado ao 2º Batalhão Bombeiro Militar, após solicitação da Polícia Civil. Segundo o major Anderson Rodrigo da Silva, o trabalho começou com a análise das informações repassadas pela polícia, que indicavam uma possível área onde corpos poderiam ter sido deixados.

Após mapear o local, a cadela foi lançada para varredura e rapidamente sinalizou um ponto de interesse com latidos e mudança de comportamento. Em escavações, foi encontrada parte de um corpo humano, aparentemente uma perna. A área foi isolada para a atuação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pela retirada e identificação da vítima. As circunstâncias do caso ainda não foram esclarecidas.

O trabalho de cães de busca tem sido essencial em diversas missões. Em 2024, equipes do CBMMT foram enviadas ao Rio Grande do Sul para apoiar as buscas por desaparecidos após enchentes. No ano anterior, já haviam atuado na mesma região em consequência de um ciclone extratropical. Os cães também participaram de missões como os deslizamentos em Petrópolis (2022), o rompimento da barragem em Brumadinho (2019) e incêndios florestais no Canadá (2023).

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.