Cão Herói 2025: cachorrinho que confortou crianças após tiroteio na escola vence o prêmio
Sem pedigree, nem raça definida, mas um campeão. O Cão herói 2025, anunciado este mês, é um cachorrinho vira-lata que acalmou várias crianças após um tiroteio horrível em uma escola dos Estados Unidos, em março de 2023.
O Sargento Bo, como é chamado, tem 4 anos e foi resgatado das ruas da Flórida no mesmo ano. Ele se tornou um cão de terapia certificado pelo Departamento de Polícia de Nashville e trabalha com a ex-policial escolar Faye Okert para ajudar alunos a se sentirem mais seguros e amparados.
O cachorrinho vira-lata foi eleito no Prêmio Cão Herói de 2025 pela Sociedade Americana de Proteção aos Animais e vai receber a coroa em janeiro de 2026. ‘“Em momentos extremamente difíceis, a presença deles serviu como um poderoso farol de esperança e segurança, exatamente as qualidades que este prêmio busca reconhecer”, disse a presidente da premiação, Robin Ganzert.
A ajuda na tragédia
Meses depois que se tornou cão de serviço, aconteceu a tragédia do tiroteio na Escola Covenant, que tirou seis vidas: três estudantes e três adultos.
O Sargento Bo foi chamado para ajudar a confortar crianças e famílias no local. Ele subiu no ônibus onde elas estavam, deixou os alunos abalados descansarem no colo dele e permaneceu com as crianças até que a última família fosse embora.
Depois disso, esse cavalheiro canino continuou visitando escolas da comunidade para ajudar crianças a se abrirem, aliviar a ansiedade e lembrar a todos que a cura pode vir dos lugares mais inesperados.
Leia mais notícia boa
Como foi resgatado
O cachorrinho vira-lata estava com uma aparência ruim e alergias de pele quando foi restado pela policial, mas ela sentiu que ele era amoroso e decidiu investir.
Levou para o treinamento e o Sargento Bo se tornou o parceiro de confiança da policial, e uma lição viva que prova: as aparências enganam. E agora veio o prêmio.
“Estamos muito felizes em nomear o Sargento Bo como o mais novo Cão Herói da American Humane, uma distinção mais do que merecida tanto para ele quanto para sua treinadora, Faye”, disse a Dra. Robin Ganzert, Presidente e CEO da American Humane Society.
Foi aposentado
No início deste ano, o Sargento Bo rompeu o ligamento cruzado anterior. Por isso, o departamento de polícia decidiu aposentar o herói canino.
Faye se aposentou logo depois. Ela não queria trabalhar sem o amado cãozinho ao seu lado.
Agora, desfrutando da aposentadoria com Faye e seu marido, o Sargento Bo conforta pessoas de todas as idades.
Continua ajudando pessoas
Ele ainda visita a escola Covenant semanalmente e outras escolas locais mensalmente, ajudando crianças tímidas a se soltarem e arrancando sorrisos delas.
O Sargento Bo e os outros quatro finalistas serão homenageados na 15ª edição anual do American Humane Hero Dog Awards Gala, em Palm Beach, Flórida, no dia 9 de janeiro [2026]”, informou o USAToday.
Fonte: sonoticiaboa






