O programa Voa Brasil, pioneiro em inclusão social na aviação brasileira, alcançou um marco significativo nesta quinta-feira (23/10): 50 mil reservas efetuadas desde seu lançamento. Este número equivale à ocupação total de aproximadamente 350 aeronaves de passageiros.
O programa é destinado a aposentados do INSS que não realizaram viagens aéreas nos últimos 12 meses e oferece passagens aéreas de até R$ 200. O Voa Brasil opera sem o uso de recursos públicos, disponibilizando passagens em assentos ociosos e em períodos de baixa temporada, exclusivamente através do site oficial.
A reserva de número 50 mil, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), foi feita para o trecho São Paulo/Brasília por volta do meio-dia.
O Ministro Silvio Costa Filho celebrou o resultado, destacando o objetivo principal do programa. “Nosso objetivo sempre foi a inserção social, a ampliação do número de pessoas no transporte aéreo. E este é um número para se comemorar, pois estamos permitindo que pessoas que não voam há pelo menos um ano ou que nunca voaram tenham a oportunidade de rever parentes, conhecer seus netos ou simplesmente fazer turismo, o que acaba também movimentando a economia local”, afirmou o ministro.
Distribuição Regional e Cidades Mais Procuradas
Até o momento, o Voa Brasil já movimentou 88 aeroportos em 86 cidades de todos os estados do país.
As regiões Sudeste (43%) e Nordeste (40%) continuam sendo as mais procuradas, com 20 e 21 municípios atendidos, respectivamente. O Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%) completam o ranking. O Secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, notou que a taxa de procura pelo Nordeste é o dobro da média de passageiros de 2024, indicando que a região está sendo bem explorada pelos aposentados.
Recentemente, houve uma alteração na segurança da plataforma que permitiu o acesso e a efetivação de reservas por aposentados do nível “bronze”, ampliando o público beneficiado.
As 10 cidades mais buscadas pelos aposentados, em número de reservas, são:
- São Paulo (13.950)
- Rio de Janeiro (4.020)
- Recife (3.900)
- Brasília (3.291)
- Fortaleza (3.051)
- Salvador (2.957)
- Maceió (1.713)
- João Pessoa (1.709)
- Belo Horizonte (1.505)
- Campinas (1.450)
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






