Sophia @princesinhamt
CUIABÁ MATO GROSSO

Bombeiros de Mato Grosso: proeza e rapidez em desafio de resgate veicular

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com cenários que simulam acidentes veiculares reais, o Desafio de Salvamento Veicular movimenta o estacionamento de um centro comercial da capital mato-grossense. A competição, organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, segue até esta sexta-feira (16) e reúne dez equipes de diversas regiões do Estado.

O evento avalia técnica, agilidade e precisãodos participantes no atendimento a vítimas presas em ferragens, reforçando o compromisso com a eficiência no socorro em acidentes de trânsito, segunda principal causa de morte externa no Brasil. A simulação propõe desafios complexos, exigindo respostas rápidas e coordenadas — nos mesmos moldes das ocorrências enfrentadas diariamente pelos militares.

Desempenho sob pressão

Ao todo, 64 bombeiros participam do desafio, representando todas as unidades operacionais da corporação em Mato Grosso. Desde a abertura do evento, na quarta-feira (14), 22 veículos foram utilizados em simulações, proporcionando diferentes níveis de dificuldade para os competidores.

Cada equipe tem 25 minutos para resgatar uma vítima fictícia, utilizando os mesmos equipamentos empregados em situações reais. A avaliação é feita por examinadores independentes, que atribuem notas com base na segurança da vítima, tempo de resposta e técnica empregada.

O grupo que obtiver maior pontuação representará Mato Grossono desafio nacional da categoria. Até o momento, quatro equipes conseguiram concluir a missão no tempo previsto, incluindo representantes de Cáceres, Barra do Garças, Sinop e uma equipe composta exclusivamente por bombeiras militares.

Treinamento e excelência

A ação reforça o foco da corporação na capacitação constante e na padronização dos procedimentos de salvamento. O treinamento fortalece a integração entre unidades regionais e prepara os profissionais para agir com eficiência em cenários críticos, como destacou o comandante-geral da instituição.

A chegada rápida e bem treinada da equipe de resgate pode ser o divisor entre a vida e a morte para uma vítima presa em um veículo”, afirmou o comandante, ressaltando a importância do chamado “minuto de ouro” no atendimento.

Conscientização e parceria

Aberto ao público, o desafio também cumpre papel social ao conscientizar a população sobre o trabalho dos bombeiros militares em Mato Grosso. Parcerias com empresas e instituições viabilizam a realização do evento, contribuindo para a difusão de conhecimento e valorização da profissão.

A organização destaca que, além da competição, o encontro promove troca de experiências entre os profissionais, melhora o preparo das equipes e fortalece o atendimento pré-hospitalar, integrando especialidades médicas e técnicas de resgate.

A equipe vencedora será conhecida durante a solenidade de encerramento, marcada para a noite desta sexta-feira.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.