Sinop registrou um crescimento expressivo no número de queimadas em vegetação nas últimas semanas. Segundo o major Lucas Brito, do Corpo de Bombeiros, foram 77 ocorrências desde o início do ano, sendo 35 apenas nas duas últimas semanas de julho — um aumento de 45% no período.
“Isso é um alerta grave. A maior parte dos focos está na área urbana, em lotes baldios e áreas com mato alto que não foram limpas no período correto”, destacou o major. Ele explica que as ocorrências não são distribuídas ao longo do ano, mas se concentram em épocas específicas, como o período seco.
Com a chegada de agosto, o Corpo de Bombeiros inicia a fase de resposta intensificada, com ampliação do efetivo por meio do programa “Jornada Delegada”, que permite jornadas extras remuneradas. Além disso, ações de fiscalização conjunta com a secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental também serão intensificadas.
O secretário de Meio Ambiente, Klayton Rodrigues, ressaltou a importância da preservação das áreas verdes em Sinop. “A queda da umidade do ar e o aumento da sensação térmica dificultam a respiração. Nossos bosques e áreas de preservação contribuem para a qualidade do ar, mas sem colaboração da população, a situação pode se agravar”, alertou.
O decreto estadual n.º 1403/2025 estabeleceu o período proibitivo de queimadas no Mato Grosso até novembro. A secretaria também disponibilizou o número (66) 99651-2891 para denúncias anônimas via ligação ou mensagem.
Fonte: cenariomt