Lançado em 1982 e dirigido por , é um filme biográfico que retrata a trajetória do ativista indiano, Mahatma Gandhi. Com no papel do personagem-título, o longa-metragem conquistou público e crítica, levando para casa a impressionante quantidade de oito Oscars na 55ª edição da cerimônia.
Ambientado na África do Sul, em 1893, o enredo foca no advogado idealista, Mohandas Karamchand Gandhi, que após ser expulso da primeira classe de um trem, inicia um processo de autoavaliação da condição na Índia – na época, ainda colônia britânica. Através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, Gandhi atrai para si a atenção do mundo, colocando-se como uma espécie de líder espiritual de hindus e muçulmanos.
GANDHI É CONSIDERADO UMA OBRA-PRIMA
Com uma atuação marcante de Kingsley, Gandhi destaca a filosofia da não violência e da desobediência civil como ferramentas poderosas de transformação social. O longa é reconhecido por sua técnica impecável, com uma cuidadosa reconstituição de épocas passadas e também com um olhar ímpar lançado sobre uma das figuras mais influentes do século XX.
Gandhi não só ajudou Kingsley a alcançar o sucesso na sétima arte, como também estabeleceu um recorde mundial: mais de 300 mil figurantes foram utilizados na filmagem de um funeral. A façanha garantiu ao filme uma entrada no Guinness World Records, resultando em uma sequência visualmente impactante para o espectador.
Com três horas e dez minutos de duração, a produção contou com 127 milhões de arrecadação nas bilheterias mundiais, contra um orçamento estimado em 22 milhões. Além dos Oscars mencionados, Gandhi faturou outros troféus importantes na temporada de premiação – entre eles, cinco Globos de Ouro e cinco BAFTAs.
No elenco, outros nomes conhecidos da sétima arte estiveram presentes, como , , e . Para os interessados, Gandhi está disponível para aluguel e compra no YouTube, e Apple TV.
Fonte: adorocinema






