AL-MT

Assembleia Legislativa concede Medalha João Batista Jaudy ao piloto Jorge Martelli

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá


O deputado Diego Guimarães entregou a Medalha João Batista Jaudy de Honra ao Mérito ao piloto Jorge Martelli, bicampeão da NASCAR Brasil 2024 e 2025. Martelli é considerado ‘prata da casa’ por fomentar o automobilismo mato-grossense a nível mundial.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

2025 word3

Foto:
ENZO VARINI TRES

O piloto mato-grossense Jorge Martelli foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com a Medalha João Batista Jaudy de Honra ao Mérito. A indicação é do deputado Diego Guimarães (Republicanos), que fez a entrega da honraria na manhã desta segunda-feira (01).

Diego classificou Martelli como um piloto “prata da casa”, pois fomentou o automobilismo mato-grossense a nível mundial ao conquistar o topo do pódio nas competições NASCAR Brasil 2024 e 2025, consagrando-se bicampeão. 

 “O Jorge está há um tempo correndo e é reconhecido fora do Estado. Ele é ‘prata da casa’ e tentamos mostrar o potencial. Ele é agricultor, trabalha na lavoura com a família e corre aos fins de semana, viajando o Brasil para levar o nome do Mato Grosso. Muitas coisas [projetos novos] acontecerão daqui para frente”, garantiu o deputado.

Jorge Martelli venceu o campeonato NASCAR Brasil 2025 na categoria Challenge, na qual os pilotos considerados iniciantes disputam com os mais experientes. A competição é dividida em seis etapas, cada uma tendo duas provas válidas por evento.

 “Ele já tinha reconhecimento a nível de Brasil, não é a primeira vez que é campeão da NASCAR, que é uma das principais categorias do automobilismo nos Estados Unidos. Uma prova como essa movimenta de 10 a 15 mil pessoas no final de semana”, acrescentou Diego Guimarães.

 Conforme o deputado, Martelli incentiva jovens a participarem do automobilismo e mostra que o esporte não é elitizado. Ele ressaltou ainda que a construção do Parque Novo Mato Grosso, cuja entrega está prevista para 2026, ajudará o piloto a popularizar o esporte. 

 “A sociedade se une, entende a importância e incentiva novos atletas, como jovens que têm vontade de entrar para o automobilismo. Sabemos que MT crescerá muito. Torcemos muito pelo Jorge, porque ele leva o nome de Tapurah cada vez que sobe no pódio. Acaba que os holofotes vêm para o Estado e promovem o esporte, lembrando que é acessível”, afirmou.

 “Temos um autódromo sendo construído pelo governo do estado, em uma parceria forte com os atletas para popularizar o esporte e pensar na cadeia econômica que existe”, completou o paralmentar.

 “Quero continuar crescendo” –  Jorge Martelli envolveu-se com o automobilismo em 2003, quando morava em Santa Catarina. Ele passou a competir representando Mato Grosso quando, em 2019, mudou-se para Tapurah a fim de morar perto dos pais, que são agricultores na cidade, e construir família. Atualmente, o corredor faz carreira nas pistas e nos negócios familiares.

 O piloto disse ter como meta a popularização do automobilismo, além de que pretende continuar competindo na categoria Challenge da NASCAR Brasil.

 “Temos que fomentar o esporte, trazer mais pilotos e pessoas que queiram conhecer ou participar de uma categoria. Estou nessa categoria [Challenge] há muitos anos, então minha trajetória será continuar nela. Quero continuar crescendo. Terão carros novos, a categoria mudará um pouco, mas nada me impede de receber o convite de outra. Estou apto a participar”, pontuou.

 Martelli, por fim, considerou que o apoio do poder público é essencial para viabilizar conquistas no esporte. Como exemplo, ele citou a parceria com o deputado estadual Diego Guimarães e o investimento do Governo de Mato Grosso para construir o Parque Novo Mato Grosso.

 “Quando os Poderes andam juntos, como com o apoio do deputado Diego Guimarães, do secretário de Esporte, David Moura, conseguimos progredir no esporte. Estamos trabalhando pelo Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído. Com certeza haverá eventos regionais e, depois, quem sabe um NASCAR ou circuito brasileiro [em MT]”, concluiu.

Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Secretaria de Comunicação Social

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.