O Programa REM MT e o Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com a Coordenadoria de Recursos Florestais (CREF) da SEMA-MT e com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), realiza o lançamento de uma série de quatro vídeos educativos sobre boas práticas em manejo Florestal Sustentável. Os produtos audiovisuais são voltados especialmente para engenheiros florestais, abordando de forma didática todas as etapas do Manejo Florestal, do planejamento à execução.
O Manejo Florestal Sustentável é um conjunto de práticas adotadas na gestão de florestas para assegurar a conservação e o uso racional dos recursos naturais. Dentro dessas práticas, a adoção de técnicas de Exploração de Impacto Reduzido, ou EIR, é um tipo de exploração que se contrapõe às práticas de exploração convencional, tida como predatória. A EIR é essencial para extrair recursos naturais sem comprometer a floresta em pé e envolve práticas minimamente invasivas, planejamento detalhado, tecnologia apropriada, mão de obra capacitada e a proteção dos habitats sensíveis.
Os vídeos apresentam boas práticas na extração madeireira, mostrando como é possível conciliar o ganho econômico com a conservação florestal e discutindo conceitos fundamentais para o planejamento do licenciamento da atividade. O conteúdo é dividido em três etapas principais.
Na Etapa Pré-Exploratória, o vídeo tem o foco nas operações que antecedem a exploração, abordando o microplanejamento que ocorre em cada Unidade de Produção Anual (UPA). Nessa fase, ocorre o planejamento e a construção das infraestruturas necessárias, como os pátios de toras, acampamentos, pontes, bueiros, considerando o tipo de vegetação, as áreas de escoamento da água, o relevo e o solo.
Na Etapa Exploratória, o vídeo apresenta as operações diretamente ligadas à extração madeireira, abordando técnicas de corte direcional das árvores visando diminuir os desperdícios de madeira, danos às árvores remanescentes e evitar acidentes. Ainda faz parte desta etapa o planejamento do arraste seguindo os ramais e trilhas do mapa de corte.
Já na Etapa Pós-Exploratória, o vídeo apresenta um panorama das atividades que ocorrem após a exploração, para garantir a manutenção das infraestruturas gerais e da capacidade produtiva da floresta para o próximo ciclo de produção.
Com essa série, o Programa REM MT e o Instituto Floresta Tropical fomentam a capacitação de profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor florestal, oferecendo um material com informações valiosas para a prática do manejo sustentável e a preservação dos recursos florestais.
Para assistir aos quatro vídeos da série e se engajar na adoção de práticas sustentáveis em suas atividades florestais, basta acessar o canal do Programa REM MT: https://www.youtube.com/@
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Fonte: obomdanoticia