Durante o uso da tribuna livre na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, a presidente interina do Poder Legislativo, vereadora Nadir Santana, fez um alerta enfático aos pais e responsáveis sobre os cuidados necessários com crianças e adolescentes no uso de plataformas de jogos eletrônicos.
A parlamentar chamou a atenção para jogos com alto teor de violência e para plataformas amplamente utilizadas pelo público infantil, como o Roblox. Segundo Nadir, apesar de serem acessadas por crianças e adolescentes, essas plataformas não possuem um corte rígido de faixa etária, sendo liberadas, em alguns casos, para usuários a partir dos cinco anos de idade.
Nadir Santana lembrou que, embora exista legislação específica — o chamado ECA Digital, sancionado em setembro de 2025 e com vigência a partir de março —, o principal controle ainda deve partir da família. “O maior controlador deve ser você, pai e você, mãe”, ressaltou, ao destacar que muitos jogos são desenvolvidos para manter a criança conectada por longos períodos, criando um ciclo de dependência.
A vereadora também alertou para os riscos invisíveis do ambiente virtual. Segundo ela, há criminosos que se passam por crianças dentro das plataformas, estabelecem conversas, induzem comportamentos e orientam os menores a acessar espaços do jogo fora do alcance da supervisão dos pais. Essas práticas, conforme destacou, podem resultar na obtenção de imagens impróprias e em crimes de abuso e pedofilia virtual.
De acordo com Nadir, muitas famílias só percebem que a criança foi vítima de violência online quando surgem mudanças de comportamento, como alterações emocionais, psicológicas e até no vocabulário, com o uso de palavrões e expressões que não fazem parte do ambiente familiar.
A presidente interina citou ainda casos registrados em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo, amplamente divulgados pela mídia, que evidenciam a gravidade do problema e as consequências devastadoras do abuso virtual. Ao final, fez um apelo como vereadora e educadora para que pais e responsáveis redobrem a atenção e acompanhem de perto a rotina digital dos filhos.
“Precisamos cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes, que são o nosso maior bem”, concluiu.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






