A atuação da assistência técnica tem sido fundamental para fortalecer a produção de alimentos e transformar a realidade de pequenos produtores rurais da Comunidade São Sebastião, localizada em Santo Antônio de Leverger, a 86 quilômetros de Cuiabá. As famílias são acompanhadas por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), que viabiliza projetos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar na região.
Santo Antônio de Leverger integra o Consórcio Vale do Rio Cuiabá e vem se destacando pelos investimentos direcionados ao campo. Entre 2019 e 2025, a região teve acesso a R$ 3,9 milhões em investimentos do Governo do Estado por meio da Seaf, aplicados na aquisição de máquinas, implementos agrícolas, veículos, kits de irrigação, perfurador de solo hidráulico, entre outros equipamentos que ampliam a capacidade produtiva das comunidades rurais.


A trajetória produtiva começou com o cultivo de maracujá, atividade mantida por 17 anos. No entanto, o produtor explica que a cultura exige uma rotina intensa de polinização manual. “As flores abrem ao meio-dia e fecham às seis da tarde. O que a gente poliniza nesse período dá resultado, se não, a gente perde. Eu e minha esposa chegávamos a polinizar oito mil flores por dia, e mesmo assim não era metade da nossa produção de flores”, contou.
Com o passar do tempo, Seo Lázaro diversificou a produção, implantou o cultivo de limão, atualmente com 970 pés, e iniciou um novo projeto com 1.800 pés de café. “Na nossa primeira colheita conseguimos 460 quilos, tudo feito manualmente. Vamos continuar com o café e expandir. Nosso objetivo é agregar valor ao produto. O sonho da nossa família é ter uma agroindústria aqui mesmo na propriedade”, afirmou.
Ele também destaca o impacto das políticas públicas voltadas ao pequeno produtor. “Acompanhar o trabalho da Seaf e o avanço do Governo do Estado junto à agricultura familiar é algo visível. Com o incentivo que estamos recebendo, a gente se anima. O pouco de café que produzimos é de qualidade e tenho certeza de que, com o apoio da Seaf e da Empaer, iremos longe”, reforçou.

A experiência da Comunidade São Sebastião demonstra que a presença constante da assistência técnica, aliada à viabilização de projetos e investimentos estruturantes, tem sido decisiva para o fortalecimento da agricultura familiar em Santo Antônio de Leverger, promovendo desenvolvimento, geração de renda e melhores condições de vida para as famílias do campo.
Fonte: mt.gov.br






