O valor médio de negociação do frango congelado registrou queda em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, retornando aos patamares observados durante o período de caso de gripe aviária no Brasil, em maio de 2025. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão sobre as cotações veio principalmente da demanda interna enfraquecida, enquanto as vendas externas seguiram firmes ao longo do mês. O movimento de desvalorização também foi observado na maior parte dos produtos avícolas acompanhados pelo Centro.
Na Grande São Paulo, o frango inteiro congelado apresentou média de R$ 7,36/kg em janeiro, queda de 4,5% em relação a dezembro. O valor volta a se aproximar dos níveis registrados em junho de 2025, quando o produto foi negociado a R$ 7,47/kg, conforme dados do Cepea.
Tradicionalmente, janeiro é marcado por retração no consumo, reflexo do menor poder de compra da população no período, que costuma concentrar despesas extras, o que acaba impactando diretamente a demanda por proteínas.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






