Durante a primeira sessão ordinária de 2026, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em segunda votação a Mensagem nº 11/2026, que acrescenta dispositivos ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 529. O texto permite a promoção de subtenentes da Polícia Militar por atos de bravura em situações de risco extremo.
Correção histórica para os militares
O presidente da ALMT, deputado Max Russi, destacou que o projeto representa uma reparação histórica para os subtenentes. “Estamos fazendo justiça com a Polícia Militar e com os nossos subtenentes. A Assembleia Legislativa corrige uma distorção histórica”, afirmou.
Critérios para promoção
Segundo o PLC, a promoção de subtenentes do Quadro de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (QPPM) ao posto de segundo-tenente do Quadro Complementar de Oficiais da Polícia Militar (QCOPM) será excepcional e dependerá do cumprimento de requisitos específicos. A promoção será válida para atos de bravura praticados em operações de risco extremo.
Exemplos de beneficiados
- Subtenente Luciano, de Confresa, participou de ação durante a Operação Canguçu, enfrentando assalto de alto risco.
- Outros policiais envolvidos nas operações de bravura poderão receber a promoção conjunta após a sanção do Executivo estadual.
A expectativa é que a sanção ocorra nos próximos dias, garantindo que os militares que aguardam a promoção sejam devidamente reconhecidos. Comente sua opinião!
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






