Um acidente recente envolvendo um caminhão e um ônibus do transporte coletivo na Avenida Marechal Rondon trouxe à tona o debate sobre o desrespeito às normas de tráfego pesado no centro de Rondonópolis. Embora não tenha havido feridos e os passageiros tenham sido realocados com segurança em outro veículo da AMTC, o episódio evidenciou a infração cometida pelo condutor do caminhão ao circular em área proibida.
Desde 2011, vigora no município a Lei 6595, que estabelece a Zona de Restrição Máxima de Circulação (ZRMC). O objetivo da norma é garantir a segurança de pedestres e a fluidez do trânsito no quadrilátero central, área de alta densidade comercial e fluxo de pessoas.
Entenda as Regras da ZRMC
A restrição é aplicada ao quadrilátero compreendido entre o entroncamento das ruas Afonso Pena com Pedro Férrer e das avenidas Frei Servácio com Marechal Rondon.
- Veículos Proibidos: Caminhões articulados, tratores, reboques, micro-ônibus e veículos de carga pesada em geral (carregados ou não).
- Veículos Liberados: Apenas veículos de carga leves, com no máximo 02 eixos.
- Horários de Carga e Descarga: * Segunda a sexta: Das 18h às 06h.
-
-
Sábado: A partir das 14h.
-
Domingo: Liberado para qualquer capacidade de carga.
-
O secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tati, reforçou que a fiscalização será mantida para assegurar o cumprimento da lei.
Ele destacou que a colaboração não deve vir apenas dos motoristas, mas também dos lojistas, que devem planejar suas logísticas de recebimento de mercadorias dentro dos horários permitidos para evitar sinistros como o ocorrido nesta semana.
O caso do acidente na Avenida Marechal Rondon segue sob investigação para a aplicação das penalidades cabíveis ao condutor do veículo de carga.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






