Convênio foi assinado pelo Governo de Mato Grosso e prefeitura; obra deve começar em fevereiro de 2026
Lucas do Rio Verde — O município de Lucas do Rio Verde vai receber um novo prédio para abrigar a 49ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O termo de convênio para a construção da unidade foi assinado na segunda-feira (15) pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, pelo vice-governador Otaviano Pivetta e pelo prefeito em exercício, Joci Piccini.
O investimento total na obra ultrapassa R$ 11 milhões, com recursos do Governo do Estado, além de uma contrapartida superior a R$ 600 mil da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A previsão é de que a construção tenha início em fevereiro de 2026.
Novo complexo será dez vezes maior que a unidade atual
A nova sede da Ciretran contará com 2.520 metros quadrados de área construída, sendo aproximadamente dez vezes maior que o prédio atualmente utilizado. O projeto prevê um edifício administrativo de 655 metros quadrados, que reunirá todos os setores internos, atendimento ao público e sala para aplicação de provas teóricas.
O complexo também terá uma área de 774 metros quadrados destinada à vistoria veicular, além de um espaço específico para espera dos candidatos às provas práticas de direção, com ambiente climatizado.
Pistas para provas práticas e estacionamento amplo
O novo prédio contará ainda com pista coberta para provas da categoria A (motocicletas), pista para a categoria B (automóveis) e estrutura adequada para exames de mudança de categorias C, D e E. O projeto inclui também um amplo estacionamento para usuários e servidores.
A unidade será construída na Avenida da Fé, quadra 02, bairro Tessele Junior.
Demanda crescente no município
Segundo o chefe da 49ª Ciretran, Adalberto Silva, a nova estrutura vai atender de forma mais eficiente a população do município, que se aproxima de 100 mil habitantes e possui uma frota de 72.290 veículos emplacados.
“A construção desse complexo é a realização de um sonho. É um projeto alinhado há algum tempo pelo Detran em parceria com a prefeitura e que vai atender tanto os servidores quanto a população. O atendimento ao público vai melhorar muito, com mais espaço, conforto e acessibilidade”, destacou.
Atualmente, a unidade realiza cerca de 150 atendimentos diários, sendo a transferência veicular e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) os serviços mais procurados.
Governo destaca melhoria no atendimento
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a construção do novo prédio reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e da qualidade do atendimento prestado à população.
“Com essa grande obra vamos oferecer mais conforto ao cidadão e mais qualidade na prestação dos serviços. O diferencial serão as pistas para provas práticas de todas as categorias, o que hoje é uma das maiores dificuldades das unidades do interior”, afirmou.
Rede estadual do Detran
Atualmente, o Detran-MT conta com 62 Ciretrans distribuídas pelo Estado, além de agências municipais de trânsito e núcleos de atendimento.
Também participaram da assinatura do convênio o diretor de Administração Sistêmica do Detran-MT, Paulo Henrique Lima Marques, e o coordenador de Obras e Engenharia do órgão, Edno Martimiano de Carvalho.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






