Conhecer a cadeira produtiva dos alimentos e o funcionamento de uma fazenda sustentável. Foi com esse objetivo que os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Albino Saldanha Dantas e Pref. Fausto de Souza Farias saíram das unidades e tiveram uma aula prática na fazenda Guarita em Rondonópolis.
A atividade faz parte do projeto Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) que firmou uma parceria com a Prefeitura para proporcionar essa vivência do campo aos alunos da rede municipal.
Recebidos por representantes da Aprosoja-MT e o pelo gerente da fazenda, as crianças tiveram um café de manhã reforçado antes de sair para a visita no campo. Eles começaram conhecendo as máquinas utilizadas no plantio das sementes e na colheita dos grãos e partiram para conhecer o armazém da fazenda produtora de soja.
O tema sustentabilidade foi tratado durante a visita, apontando que além da produção de grãos, a criação de gado de corte, também faz parte do negócio. Os alunos aproveitaram para fazer o plantio simbólico de três mudas de Ipê, espécie nativa da região.
Outro ponto de parada das crianças foi no galpão onde é produzida a ração para os animais que utiliza dos próprios grãos produzidos na fazenda para o consumo dos animais.
“O Futuro no Campo mostra para as crianças de onde vem o alimento que eles consomem e quanto é sustentável. E também para eles saberem que o que eles comem no café, almoço e jantar vem do campo”, explicou o delegado da Aprosoja-MT, Valdir Martini. O produtor apontou aos alunos os diversos produtos que possuem, por exemplo, soja e milho na sua composição.
O secretário de Educação do município, Carlos Pereira Júnior, acompanhou a visita das crianças na fazenda. Ele comentou que essa é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer como funciona a cultura do agro, o plantio aliado à sustentabilidade e a alta produtividade.
“Precisamos desmistificar muitas coisas que são contadas sobre o agro. Hoje eles estão tendo a oportunidade de conhecer na prática os benefícios e a qualidade do nosso agro que é exemplo para o Brasil”, afirmou.
Assim como Rondonópolis, diversos outros municípios mato-grossenses já receberam outros eventos do projeto Futuro em Campo que já está em sua 17ª edição somente este ano.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






