A Polícia Civil de Mato Grosso desarticulou um esquema criminoso de desvio de veículos sob custódia da Prefeitura de Sorriso (a 420 km de Cuiabá), na Operação Eidolon deste sábado (25). Um guarda municipal e mais três indivíduos foram presos por envolvimento na venda ilegal de pelo menos 69 veículos apreendidos.
O grupo era composto por servidores públicos, falsificadores e receptadores que operavam um sistema sofisticado para a liberação fraudulenta dos bens. O servidor municipal era o responsável por selecionar as motocicletas e veículos “vulneráveis” — aqueles com baixa probabilidade de serem reclamados.
A quadrilha utilizava procurações fraudulentas, criadas com a ajuda de falsificadores e cartórios. Os documentos eram adulterados digitalmente, inclusive por meio de acessos ao sistema Gov.br, ou confeccionados em cartórios locais. Com esses documentos falsos, eles geravam termos de liberação ilegais, permitindo a retirada dos veículos dos pátios credenciados. O guarda municipal recebia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil por cada liberação.
A fraude foi descoberta após a denúncia de um empresário do Paraná em setembro, que teve seu veículo retirado indevidamente do pátio após recusar um pedido de suborno do guarda.
Em nota, a Prefeitura de Sorriso informou que o servidor foi afastado preventivamente. Os investigados serão indiciados por crimes como peculato, associação criminosa e falsificação de documento público.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






