Sophia @princesinhamt
Mato Grosso

Arara-canindé resgatada por suspeita de maus-tratos em residência

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta terça-feira (14), uma arara-canindé que estava sendo mantida em cativeiro em uma residência localizada no bairro 13 de maio, em Guarantã do Norte (709 km de Cuiabá). Segundo informações repassadas pelas autoridades, testemunhas relataram que o responsável pela ave estava cortando suas asas para impedir que ela voasse.

A equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4ºNBM) foi acionada pela Polícia Judiciária Civil (PJC) após receber uma denúncia sobre maus-tratos a uma ave silvestre. 

Os bombeiros acompanharam a PJC até o endereço informado, onde foi confirmada a presença da ave, porém não havia ninguém na casa. A captura foi realizada de forma manual pelos bombeiros, com os devidos cuidados, garantindo a integridade física do animal que estava solto na lavanderia da residência.

Após o resgate, a arara foi encaminhada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), onde passou por avaliação veterinária e pelos procedimentos legais cabíveis para a reabilitação e possível devolução à natureza.

O caso segue sob investigação da Polícia Judiciária Civil, que deverá apurar a responsabilidade do morador pela prática de manter animal silvestre em cativeiro e possíveis maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental vigente.

Com CBM-MT

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.