A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), está com inscrições abertas para o curso gratuito de crochê destinado a mulheres com mais de 50 anos, dentro do Projeto Viva 50+. Trata-se de um projeto-piloto voltado a esse público, que nesta edição conta com a parceria do Clube de Mães Sinhá Maria, do Residencial Paiaguás, já voluntário em outras ações da Secretaria da Mulher.
Tudo é gratuito para as participantes, que poderão levar para casa, ao final do curso, o material produzido e as agulhas utilizadas, para dar continuidade ao aprendizado, se assim desejarem. A iniciativa atende a uma solicitação da primeira-dama Samantha Iris, voltada à valorização do ser humano em sua plenitude.
Serão disponibilizadas 30 vagas, divididas igualmente entre duas turmas. As aulas serão realizadas nas dependências da Secretaria Municipal da Mulher, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, no mesmo prédio da Procuradoria-Geral do Município (PGM). O curso terá início no dia 21 deste mês, com duração prevista de seis meses.
As aulas serão ministradas por duas professoras com mais de 50 anos, ambas com ampla experiência na arte do crochê, especialmente na confecção de tapetes e mantas.
“Conseguimos tudo por meio de parcerias — tecidos, retalhos, agulhas, tudo foi doação. Queremos oportunizar esse aprendizado às mulheres que desejam adquirir uma nova habilidade e, quem sabe, gerar renda extra. É um trabalho delicado, preciso, de fácil aprendizado e que ainda pode ser vendido. O curso começa no dia 21, na Secretaria da Mulher, das 14h às 16h, com uma turma às terças-feiras e outra às quintas”, explicou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.
As turmas terão número reduzido de participantes para garantir melhor assimilação e atenção individualizada. As interessadas devem se inscrever o quanto antes para não perder a oportunidade.
Modalidades
O Projeto Viva 50+ está sendo estruturado e avança agora com o curso de crochê na área do artesanato, mas já há previsão de ampliação para outras modalidades.
“Além do crochê, queremos incluir atividades como hidroginástica e dança. Dentro dessas três modalidades, estamos sempre buscando abrir espaço para novos projetos na Secretaria da Mulher, que é um ambiente de oportunidades, com cursos de qualificação e geração de renda, como panificação, agregando diferencial e autonomia às participantes”, destacou a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da SMM, Eduarda Butakka.
O projeto também prevê rodas de conversa, palestras e momentos de integração, oferecendo às mulheres a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria.
A Secretaria Municipal da Mulher está aberta a novas parcerias para ampliar o leque de oportunidades. Interessados podem procurar a equipe para mais informações.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt