Na tarde desta quarta-feira (1º de outubro), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atuou em dois focos de incêndio na vegetação que circunda o Parque Estadual da Serra Azul, localizado em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. Um homem foi preso em flagrante por crime ambiental, identificado pelas câmeras de segurança enquanto ateava fogo na região.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, informou que o sistema de monitoramento do parque detectou a fumaça e acionou os bombeiros via 193. Equipes especializadas no combate a incêndios florestais foram imediatamente mobilizadas.
Os incêndios ocorreram em duas frentes: uma próxima ao Córrego Lajedo, área de preservação com acesso ao parque, e outra em um lote baldio na área urbana próxima. Graças à rápida resposta, as chamas foram controladas antes de atingir a unidade de conservação e os bairros vizinhos.
“Os bombeiros atuaram prioritariamente na contenção das chamas junto ao córrego e, em seguida, debelaram o fogo no terreno baldio. Identificado o incêndio criminoso, a Polícia Militar Ambiental foi acionada para diligências e captura do suspeito”, disse o comandante.
O homem foi localizado pelas câmeras de segurança e preso em flagrante, sendo encaminhado à Delegacia da Polícia Civil. Ele responderá por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê multas e pena de reclusão. Além disso, poderá ser multado administrativamente pelo Corpo de Bombeiros, com base no Decreto Federal nº 6.514/2008.
Incêndios criminosos já haviam ocorrido no entorno do parque. Na semana passada, perícia confirmou que outro fogo foi provocado por ação humana, iniciado após o uso inadequado de fogueira em área privada próxima à unidade de conservação.
O tenente-coronel Marcondes reforçou que crimes ambientais colocam em risco vidas humanas e animais e pediu colaboração da população para prevenir e denunciar tais condutas. Preservar o Parque Estadual da Serra Azul é um dever coletivo.
O CBMMT alerta para a proibição do uso do fogo em todo o estado de Mato Grosso: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal; de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado; e durante todo o ano em áreas urbanas.
Fonte: cenariomt