Cinema

Assista online hoje: Filme icônico dos anos 80 para muitas risadas!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Todos os anos, na temporada de festas, filmes (familiares) adorados são exibidos na TV e em serviços de streaming. Clássicos de Natal que você espera ansiosamente e são uma ótima maneira de entrar no clima natalina – mesmo agora em pleno inverno. Uma dessas obras é , do diretor canadense .

A produção estreou nos cinemas americanos em 1º de dezembro de 1989, bem a tempo para as festas de fim de ano. O filme é menos conhecido hoje do que outras obras de Natal do final dos anos 1980 – ou aqueles que se tornaram clássicos natalinos com reprises anuais, como e . Mas esse é um dos longas de Natal mais engraçados e criativos de todos os tempos, que prova que títulos do gênero não precisam ser piegas e reverentes.

National Lampoon’s Christmas Vacation, no original, está disponível para aluguel e compra no , Apple TV e Youtube.

Há 36 anos, ele deu seus primeiros passos em uma comédia; hoje, é uma das maiores estrelas das séries: Consegue reconhecer?

Profissionais da comédia na frente e atrás das câmeras

Em vez de se basear em comédia cafona, Férias Frustradas de Natal é alegre, pastelão e até um pouco anárquico. É o terceiro filme com a caótica família Griswold. Os dois anteriores, (1983) e (1985), já tinham uma grande base de fãs e se tornaram sucessos de bilheteria nos EUA. , um dos grandes comediantes e favoritos do público do cinema de comédia dos anos 1980, assumiu novamente o papel principal.

E , um verdadeiro especialista em entretenimento para toda a família, escreveu o roteiro. Hughes já havia escrito textos de filmes como e . Um ano depois de Férias Frustradas de Natal, ele alcançou seu maior sucesso como produtor e roteirista com . Hughes e Chase combinaram todos os elementos e ingredientes que tornaram o longa com tão poderoso e tão bem-sucedido nas bilheterias em Férias Frustradas de Natal no ano anterior.

É disso que se trata Férias Frustradas de Natal

2025 word1

Hughes Entertainment

Clark “Sparky” Griswold (Chevy Chase) e sua esposa Ellen () querem celebrar o Natal deste ano com toda a família. Durante o planejamento da grande festa, no entanto, tanta coisa dá errado quanto na própria véspera de Natal – então a reunião de Natal familiar parece fadada ao fracasso desde o início.

Os Griswolds já vivenciaram isso enquanto procuravam uma árvore de Natal. Como Clark esqueceu sua serra, eles precisaram arrancar a árvore eles mesmos. Em casa, descobrem que é grande demais, resultando em janelas e móveis quebrados. Mais tarde, as 25 mil “lâmpadas italianas importadas” que Clark instalou na casa e ao redor dela consomem tanta energia que o fornecimento de toda a cidade falha. Apenas alguns exemplos do que dá errado durante os preparativos.

Um grupo descontrolado causa caos familiar sob a árvore

Enquanto isso, a família chega gradualmente à casa dos Griswolds. Entre eles estão o sogro de Clark, sua tia com deficiência auditiva e o primo Eddie (), cujo comportamento enfurece os demais. O que se segue é uma celebração de Natal estridente e descontrolada, onde tudo o que pode dar errado, dá. Um peru intragável, uma árvore de Natal em chamas, um gatinho assado e um sequestro são apenas a ponta do iceberg.

2025 word1

Hughes Entertainment

Os créditos iniciais encantadores e animados, por si só, dão uma ideia do que o espectador pode esperar nos 90 minutos seguintes. Nele, vemos um Papai Noel desajeitado que se depara com todo tipo de contratempos ao entregar presentes.

O filme se beneficia de uma dupla de atores principais com química

Os créditos iniciais oferecem aqueles momentos de vergonha alheia que o público pode apreciar também mais tarde no filme, graças a Clark Griswold — e à sua natureza desajeitada e desastrada. Apesar disso, ou talvez justamente por isso, você se apega a Clark. É quase impossível ressentir-se desse sujeito desmiolado, retratado, como sempre, com grande dedicação e total comprometimento físico por Chevy Chase.

Porque por trás de suas ações constrangedoras e de todos os seus percalços reside uma intenção honrosa e um objetivo compreensivo: ele quer proporcionar à sua família uma celebração inesquecível. Em meio a toda a comédia pastelão e oportuna, o filme reserva momentos tranquilos e contemplativos — nos quais Chase explora a sensibilidade e a vulnerabilidade de seu personagem. Isso fica evidente, por exemplo, nas conversas com seu pai e a filha de Eddie, nas quais Clark se revela um patriarca empático e compassivo que só quer o melhor para todos.

Este filme chega meses antes do previsto – mas ainda garante muita diversão no streaming

Enquanto Clark e Eddie parecem desajeitados e grosseiros em muitas cenas, Ellen, interpretada de forma fantástica por Beverly D’Angelo, é reservada e ponderada. Com sagacidade sutil e ironia serena, ela é quem traz calma e ordem ao caos, estando sempre ao lado de Clark – mesmo quando ele causa mais tumulto ou, durante um ataque de raiva (uma das cenas mais famosas do filme), destrói as decorações de Natal no jardim em um acesso de fúria. Fica claro, por Chase e D’Angelo, que eles já apareceram juntos diante das câmeras antes. A interação é maravilhosa, a química é impecável.

2025 word1

Hughes Entertainment

Uma declaração de amor aos clássicos da história do cinema

O roteirista Hughes e o diretor Jeremiah S. Chechik, para quem Férias Frustradas de Natal foi sua estreia no cinema, confiam no humor pastelão e na sagacidade cáustica dos filmes anteriores de Griswold, exceto pelos poucos momentos mais tranquilos. Por exemplo: em uma cena, a filha Audrey () defende o pai, dizendo: “Papai se esforçou tanto”. A resposta do sogro mal-humorado: “As máquinas de lavar também”. Comentários sarcásticos e irônicos como esses podem ser encontrados em abundância no longa.

A comédia física pode parecer um pouco exagerada em algumas cenas, da perspectiva atual, mas não é diferente com mestres da comédia como ou . Esse estilo de humor se baseia no exagero e na superstição. Ele dispensa as palavras. Afinal, o pastelão remonta à era do cinema mudo, quando os filmes prosperavam na linguagem corporal, nos gestos e nas expressões faciais dos atores. O longa natalino presta homenagem a essa época.

O filme é salpicado de referências inteligentes e inesperadas a clássicos do cinema e da história, integradas à trama. De e a e – Hughes e Chechik são brilhantes em incorporar alusões a esses e outros longas em suas obras, às vezes mais, às vezes menos sutis. Para cinéfilos e conhecedores, é uma verdadeira alegria ir em busca deles.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.