A Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde apreendeu três armas de fogo na tarde desta terça-feira (16), durante uma operação desencadeada após denúncia anônima. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) e contou com o trabalho investigativo que resultou na retirada das armas de circulação.
De acordo com a delegada Paula Moreira, a ocorrência começou a partir da informação de que um homem estaria portando uma arma em via pública.
Na data de hoje, nós recebemos uma denúncia de que teria um indivíduo que ele estava portando uma arma de fogo na via pública. A equipe da DEF diligenciou até o local e constatou que, de fato, ele estava armado. Em conversa, o suspeito admitiu que a arma lhe pertencia e revelou que em sua residência havia mais duas armas de fogo”, relatou.
As equipes se deslocaram até a casa do suspeito, onde localizaram as outras duas armas, sendo uma delas com numeração suprimida. Para a delegada, a apreensão é essencial para a segurança pública.
“O crime de posse e porte ilegal de arma de fogo atrapalha a paz social. Essas armas, amanhã ou depois, poderiam ser utilizadas por facções criminosas. Quando não possuem registro, muitas vezes acabam entrando para o submundo do crime, contribuindo para o fortalecimento do crime organizado”, explicou.


O homem detido deverá responder tanto por porte quanto por posse ilegal de arma de fogo, já que uma delas estava consigo e as outras duas dentro da residência.
O investigador João Cleberson informou detalhes da ação.
“A primeira abordagem foi no bairro Jardim das Palmeiras. Posteriormente, as equipes se deslocaram até uma residência no Colina Verde, mais conhecido como Macuco, onde foram encontradas as outras duas armas”, disse.
Ele destacou ainda a importância da participação popular para o sucesso das operações policiais.
“Quero enfatizar o excelente trabalho das equipes da DERF e dizer à população luverdense que pode contar sempre com a Polícia Civil. Mas precisamos da colaboração da sociedade: onde souber que esteja acontecendo um crime, denuncie. Nós estamos prontos para agir e tirar de circulação armas, drogas e tudo aquilo que prejudica a população”, reforçou.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar a origem das armas e se elas foram utilizadas em outros crimes.
Fonte: cenariomt