Texto gerado pela AlĂȘ, nossa inteligĂȘncia artificial.
Foto:
Luiz Alves/ALMT
A CĂąmara Setorial TemĂĄtica (CST) da Enfermagem da Assembleia Legialtiva de Mato Grosso (ALMT), requerida pelo presidente do parlamento, deputado Max Russi (PSB), Ă© pioneira no Brasil, ultrapassou fronteiras e se tornou referĂȘncia nacional durante o 27Âș Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Salvador (BA).
 A presidente da CST, enfermeira Merielly Cristina Nantes, apresentou a experiĂȘncia de Mato Grosso durante o congresso, levando as pautas prioritĂĄrias e mostrando como o espaço vem fortalecendo a categoria. A iniciativa chamou a atenção de lideranças polĂticas de vĂĄrias regiĂ”es do Brasil.
 O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, destacou a importĂąncia da iniciativa da primeira CST da categoria, um espaço que discute polĂticas pĂșblicas voltadas ao fortalecimento e Ă valorização dos profissionais da enfermagem, e parabenizou o presidente da ALMT.
 âEstamos aqui com a enfermeira Merielly, de Mato Grosso, que coordena a primeira CĂąmara Setorial de Enfermagem junto a uma Assembleia Legislativa. Parabenizo tambĂ©m o presidente Max, que deu essa abertura para que nossos profissionais tenham voz. O que for bom para a enfermagem sempre terĂĄ o apoio do Cofenâ, afirmou Neri.
 A deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) destacou a inovação: âEsta CĂąmara Setorial Ă© uma novidade da polĂtica, uma novidade para nĂłs da enfermagem, porque luta por uma categoria que luta pela saĂșde do povo. E se luta pela saĂșde do povo, a enfermagem precisa ser valorizadaâ, destacou.
 A ação tambĂ©m foi reconhecida pela deputada federal do CearĂĄ, Enfermeira Ana Paula (Podemos) que tambĂ©m reforçou apoio. âĂ incrĂvel saber que esse trabalho estĂĄ sendo feito em Mato Grosso. Conte com a nossa voz e com o nosso acolhimentoâ, afrimou.
 O reconhecimento no maior evento de enfermagem da AmĂ©rica Latina confirma o impacto da iniciativa mato-grossense, que deve inspirar outras Assembleias Legislativas a criarem espaços semelhantes de diĂĄlogo e construção de polĂticas pĂșblicas para os profissionais da saĂșde.
Fonte: al.mt.gov.br
Autor: PresidĂȘncia da ALMT