Carros & Motos

Dispositivo inovador detecta níveis de álcool no motorista: tecnologia avançada para segurança viária

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dispositivo inovador instalado nos carros pode detectar se o motorista bebeu

Conheça o novo dispositivo da Seeing Machines que detecta sinais de embriaguez no motorista. Entenda como a tecnologia pode ajudar a prevenir acidentes e qual o papel das políticas públicas na sua implementação.

Uma nova tecnologia pode revolucionar a segurança no trânsito. A empresa Seeing Machines anunciou uma atualização em seu Sistema de Monitoramento de Motoristas (DMS), que agora consegue detectar se o motorista está sob o efeito do álcool. O dispositivo, já presente em milhões de veículos, também é capaz de identificar distração e sonolência ao volante.

Dispositivo inovador pode detectar se o motorista bebeu

A tecnologia atende aos rigorosos padrões de segurança europeus e consegue identificar níveis de álcool no sangue a partir de 0,05 BAC (Concentração de Álcool no Sangue). A precisão é ainda maior acima de 0,10 BAC, um nível de risco crucial, já que a maioria dos acidentes fatais relacionados ao álcool envolve motoristas com concentrações iguais ou superiores a 0,15 BAC.

O sistema DMS utiliza câmeras e sensores para monitorar o comportamento do motorista. Com a atualização, o dispositivo pode perceber sinais de embriaguez, mesmo em veículos com sistemas de direção autônoma.

Sistema DMS em funcionamento - Foto: DivulgaçãoSistema DMS em funcionamento - Foto: Divulgação
Sistema DMS em funcionamento – Foto: Divulgação

Implementação em etapas

A Seeing Machines propõe a implementação da tecnologia em etapas. A primeira seria alertar o motorista embriagado para que pare de dirigir. Em seguida, o sistema ativaria respostas de segurança mais fortes, como limitar as funções do veículo ou colocar o carro em um “modo manco para casa” — em que o automóvel só poderia ser dirigido em baixa velocidade.

A empresa enfatiza que a tecnologia já está pronta. A partir de agora, o desafio para a prevenção de acidentes causados por motoristas embriagados não é mais de capacidade tecnológica, mas de implementação de políticas públicas que incentivem ou exijam o uso do dispositivo em novos veículos.


O que você acha de um sistema que detecta se o motorista bebeu? Você acha que a tecnologia poderia ajudar a diminuir acidentes no trânsito? Deixe sua opinião nos comentários!

 Leia aqui: Veja qual é percentual de álcool permitido no sangue sem indicar no bafômetro


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.