CUIABÁ MATO GROSSO

Professores de Cuiabá buscam melhorias em indicadores de aprendizagem

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Professores vinculados a rede de ensino da Prefeitura de Cuiabá participaram nesta terça-feira (9) do curso de formação continuada “Potencializado a Compreensão dos Indicadores de Aprendizagem das Crianças”.

O evento, realizado no Hotel Fazenda Grosso, até sexta-feira (12), é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o sistema “Contagie”.

Mais de 100 profissionais participaram, em dois turnos, de uma palestra com a professora Patricia Romeu, especialista em estudo de abordagens pedagógicas que respeitam e valorizam o processo inicial de aprendizagem. Também é formada em Magistério, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Alfabetização e Letramento.

“A ideia é trabalhar com os professores os pré-requisitos importantes para essa criança que daqui a pouco estará em um processo tido como alfabetização, que será do primeiro ano em diante”, explica.

A coordenadora de educação infantil da Prefeitura de Cuiabá, Dayane Terra, ressalta que a formação continuada é imprescindível para atualizar professores dos métodos de aprendizagem, conhecimento e abordagem visando a melhor aprendizagem na pré-escola.

“A ideia é trabalhar com os professores os pré-requisitos importantes para essa criança que daqui a pouco estará em um processo tido como alfabetização de primeiro ano em diante. Temos olhado para os indicadores e entendido quais as habilidades são necessárias para essas crianças, para que o professor não só tenha diagnóstico, mas, consiga intervir quando necessário para auxiliar a criança a melhor desenvolver suas atividades”.

A coordenadora da educação infantil da Prefeitura de Cuiabá, Dayane Terra, explica que a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em trabalhar a qualificação dos professores.

“É um processo formativo que estamos dando continuidade. Com os coordenadores e professores, iremos tratar da progressão do desenvolvimento das crianças dentro da educação infantil. Essa qualificação apresenta aos professores o contexto da educação infantil, visando a melhor aprendizagem na pré-escola”.

A professora do pré-II, Lize Davoglio, lotada no CEIC (Centro Educacional Infantil Cuiabano), participou pela manhã de terça-feira (9), e elogiou o conteúdo da palestra. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais a respeito dos métodos da educação infantil. Essa observação das crianças ocorre diariamente por meio da produção de relatórios”.

Entenda

Os indicadores de aprendizagem desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, na promoção da igualdade de oportunidades, na preparação dos alunos para o futuro e na avaliação e aprimoramento do sistema educacional na totalidade.

Eles são uma ferramenta valiosa para promover uma educação de alto desempenho e orientada para resultados.

Para a educação, eles têm um papel fundamental, pois proporcionam várias oportunidades, como:

– Avaliação dos Alunos: medem o progresso dos alunos, identificando áreas de sucesso e necessidades de suporte, adaptando métodos de ensino e currículos;

– Aprimoramento do Ensino: avaliam o desempenho de professores e instituições, incentivando melhorias nas práticas pedagógicas e qualidade do ensino;

– Base para Decisões: fornecem dados quantitativos e qualitativos que orientam alocação de recursos, políticas educacionais e prioridades de investimento;

– Transparência e Responsabilidade: promovem transparência, envolvendo pais, alunos e comunidade na avaliação do desempenho escolar, incentivando melhorias;

– Avaliação de Políticas: avaliam a eficácia de políticas e programas educacionais, permitindo ajustes quando necessário;

– Preparação Profissional: essenciais para preparar alunos com as habilidades necessárias para o mercado de trabalho;

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.