Fashion

Modelo de MS do Pantanal brilha nas passarelas de Milão

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nascida em Corumbá, no coração do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Luana Guimarães, 22 anos, é hoje um dos novos rostos da moda internacional. Com passagens por semanas de moda em Milão, Paris, Londres e Nova York, e desfiles para grifes globais, a jovem modelo carrega um contraste marcante: da infância simples no Pantanal para os palcos mais disputados do mercado fashion.

Luana cresceu entre brincadeiras e invenções ligadas à moda na região pantaneira. Desde criança, transformava roupas dos irmãos, costurava peças improvisadas e se arriscava em criações próprias.

“A minha mãe ficava muito brava porque na cabeça dela eu estragava as roupas novas que ela comprava ou as roupas que eu pegava dos meus irmãos. Eu cortava tudo e transformava, às vezes ficava muito lindo, às vezes não, porque eu nunca tinha feito um curso de costura de nada”, relembra.

Apesar da afinidade com o universo da moda, Luana nunca sonhou em ser modelo. Ela comenta que pensava em ser muitas coisas e adorava explorar o mundo.

“Eu sempre tive interesse por tudo. Sempre fui muito da natureza, então eu ficava nessa entre moda e biologia. Mas eu gostava muito de comunicação e de política. Eu estava perdida porque eu sempre quis ser muitas coisas”, conta.

Da faculdade de jornalismo às primeiras passarelas

A carreira de modelo começou quase por acaso. Um ano depois de terminar o ensino médio em Corumbá, Luana se mudou para Campo Grande para cursar jornalismo na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Foi na capital sul-mato-grossense que participou de pequenos trabalhos e do MS Fashion Week 2023, onde acabou chamando a atenção de um olheiro.

O convite abriu as portas para uma mudança de vida. Luana explica que passou por um longo processo para se mudar para São Paulo e focar apenas na carreira como modelo.

“Demorou cerca de seis meses, então eu precisei trancar a faculdade e fui arriscar a minha vida em São Paulo. Fiz meu material para poder ser apresentado para as marcas e peguei meu primeiro trabalho depois de um mês”.

Luana conta que ficou emocionada com o primeiro desfile que fez em São Paulo, com o designer brasileiro, Alexandre Herchcovitch

“Foi surreal, eu tinha acabado de assistir ao documentário dele, já era muito fã e, não estava acreditando no que estava acontecendo. Foi tudo muito mágico”, relembra.

Conquista internacional

Com apoio da Mix Models Agency, Luana rapidamente cruzou fronteiras. Sua estreia internacional foi em Milão, onde desfilou para marcas internacionais de peso. A jovem pantaneira precisou se adaptar rápido ao ritmo das passarelas europeias.

“No começo foi uma loucura, porque eu não entendia absolutamente nada desse universo. Tive que aprender tudo: poses, técnicas de passarela, expressões faciais. Não adianta ser bonita, mas não saber fazer o seu trabalho. Você tem que saber posar, saber desfilar. É um estudo, tem muita técnica também.”, destaca.

Hoje, Luana acumula trabalhos em grandes capitais da moda e inspira jovens no Brasil que sonham um dia seguir os mesmos passos.

“Recebo muitas mensagens de meninas dizendo que se inspiram em mim. É muito gratificante, ver que eu vim de um lugarzinho lá pequeno e agora quando eu ando aqui pelo mundo”, diz, emocionada.

Orgulho pantaneiro

Apesar da rotina internacional, Luana nunca esquece suas raízes e gosta sempre de destacar que nasceu na capital do Pantanal.

“Eu sinto muita felicidade de poder representar a minha região, o meu estado, principalmente o Pantanal, que eu adoro falar que eu vim do Pantanal porque eu realmente nasci na capital do Pantanal. Então, a gente sempre foi criada com muita sertanejo, muita coisa assim, muito do mato”, afirma.

Futuro na moda

O que começou como um acaso virou projeto de vida. Agora, Luana se vê inteiramente dedicada à carreira de modelo.

“Como eu disse quando eu era criança não era um sonho, mas hoje criou-se esse sonho em mim. Então é muito especial, é muito importante, não me vejo sendo outra coisa a não ser modelo.”

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.