A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de dispositivos que prometem medir glicose sem picadas de agulha. Os produtos anunciavam, sem respaldo científico, a medição de glicose, oxigênio e atividade cardíaca por meio de um anel, dispensando o uso de sangue para análise.
A decisão impede a fabricação, importação, distribuição, comercialização, manipulação, propaganda e uso dos modelos Anel para Acupressão Glucomax, Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro.
Segundo a Anvisa, nenhum dos itens possui eficácia comprovada ou registro sanitário. Mesmo assim, eles estavam sendo ofertados em sites de compras e redes sociais, muitas vezes com uso de imagens de celebridades para atrair consumidores.
Risco à saúde
A agência reforça que produtos sem registro não oferecem garantias de qualidade, segurança ou eficácia, podendo representar graves riscos à saúde. Denúncias sobre comercialização de itens irregulares podem ser feitas diretamente à Anvisa, pela Ouvidoria ou pelo telefone 0800 642 9782.
Fonte: cenariomt