MATO GROSSO RONDONÓPOLIS

Drones são interceptados tentando contrabandear celulares para presídios em Mato Grosso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Policiais penais da unidade prisional de Mato Grosso em Cáceres impediram, na manhã de segunda-feira (25.8), um drone que sobrevoava a unidade com um pacote contendo um celular. A equipe de vigilância na guarita conseguiu segurar o fio do aparelho, que acabou enroscado na fiação de alta tensão, sendo necessária a intervenção da concessionária de energia para a remoção. O pacote continha o celular e acessórios.

No último final de semana, na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, outro drone foi apreendido tentando entregar dois celulares e acessórios. A ação ocorreu durante operação de campana no perímetro interno e externo da unidade, quando os policiais localizaram o aparelho sobrevoando o raio 3 e conseguiram recolher o pacote. Posteriormente, o drone foi encontrado em uma área de mata nos arredores.

Nos primeiros sete meses de 2025, 50 drones foram interceptados sobrevoando unidades prisionais de Mato Grosso, a maioria na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, transportando celulares, pacotes de fumo e outros acessórios. Dados da área de inteligência da Sejus indicam que entre 2021 e 2025, 292 drones foram apreendidos no estado.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, ressaltou que o aumento das operações de revista e ações ostensivas tem forçado criminosos a buscar novas estratégias para introduzir materiais ilícitos nos presídios. Ele destacou que essas medidas fazem parte do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, reforçando o controle nas unidades prisionais.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.