Policiais penais da unidade prisional de Mato Grosso em Cáceres impediram, na manhã de segunda-feira (25.8), um drone que sobrevoava a unidade com um pacote contendo um celular. A equipe de vigilância na guarita conseguiu segurar o fio do aparelho, que acabou enroscado na fiação de alta tensão, sendo necessária a intervenção da concessionária de energia para a remoção. O pacote continha o celular e acessórios.
No último final de semana, na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, outro drone foi apreendido tentando entregar dois celulares e acessórios. A ação ocorreu durante operação de campana no perímetro interno e externo da unidade, quando os policiais localizaram o aparelho sobrevoando o raio 3 e conseguiram recolher o pacote. Posteriormente, o drone foi encontrado em uma área de mata nos arredores.
Nos primeiros sete meses de 2025, 50 drones foram interceptados sobrevoando unidades prisionais de Mato Grosso, a maioria na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, transportando celulares, pacotes de fumo e outros acessórios. Dados da área de inteligência da Sejus indicam que entre 2021 e 2025, 292 drones foram apreendidos no estado.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, ressaltou que o aumento das operações de revista e ações ostensivas tem forçado criminosos a buscar novas estratégias para introduzir materiais ilícitos nos presídios. Ele destacou que essas medidas fazem parte do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, reforçando o controle nas unidades prisionais.
Fonte: cenariomt