Educação

Inscrições abertas: Vestibular Unemat 2026 oferece 2

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu hoje (25) as incrições pagas do Concurso Vestibular 2026/1, para ingresso no primeiro semestre de 2026. Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado. As inscrições pagas deverão ser feitas de 25 de agosto à 16 de outubro, enquanto as inscrições com isenção de taxa poderão ser feitas entre 1º e 8 de setembro. O edital e a página de inscrições podem ser acessados .

Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2026/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.
As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 30 de novembro, das 13 às 18 horas, horário de Cuiabá.
As inscrições para o seletivo por prova custam R$ 180. Já as inscrições para o seletivo por histórico escolar custam R$ 60.

Os candidatos que são titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome agora poderão pedir a isenção automática da taxa de inscrição. Basta o candidato anexar a Folha Resumo do Registro no CadÚnico, com atualização cadastral realizada até dois anos.
Para saber mais sobre as inscrições com pedido de isenção de taxa,
I
Doadores regulares de sangue e profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat também possuem direito a isenção total da taxa de inscrição.
Para saber mais sobre as inscrições com pedido de isenção de taxa,

As obras literárias que serão abordadas na prova são:
– A dança do jaguar, de Tereza Albues
– Eu sou Macuxi e outras histórias, de Julie Dorrico
– Jardim de ossos, de Marli Walker
– Laços de família, de Clarice Lispector
– Nação crioula, de José Eduardo Agualusa
– Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública. As cotas para candidatos negros incluem pretos e pardos.
Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.
Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.
Ao todo, são 117 vagas destinadas para indígenas, 588 vagas para estudantes negros,59 para pessoas com deficiência, 646 para demais alunos da rede pública e 940 para ampla concorrência.
O candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração. As orientações de como o vídeo deve ser feito podem ser conferidas no item 4.11.2 do edital, que pode ser acessado.

O edital prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.
Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de uso do nome social.

O resultado final e a 1ª chamada serão divulgados no dia 30 de janeiro, com matrículas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. O período letivo terá início no dia 23 de fevereiro.
O cronograma atualizado de chamadas e matrículas pode ser conferido .
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em 

Cursos com ingresso por histórico escolar:
– Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
– Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres
– Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)
– Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
– Ciências Econômicas (Noturno): Sinop
– Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)
– Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
– Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres
– Engenharia Elétrica (Integral): Sinop
– Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta
– Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop
– Gestão e Inovação em Agronegócios (Noturno): Tangará da Serra
– História (Noturno): Cáceres
– Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra
– Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
– Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
– Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop
– Sistemas de Informação (Noturno): Sinop
– Tecnologia em Alimentos (Noturno): Barra do Bugres
– Zootecnia (Matutino): Pontes e Lacerda
Cursos com ingresso por prova:
– Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
– Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
– Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)
– Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
– Medicina (Integral): Cáceres

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.